Dislexia e Dislalia na Psicopedagogia

Adriana Gomes de Oliveira Sartorelo
Psicopedagoga

Hoje iremos explicar sobre dois distúrbios que aparecem com frequência nos bancos escolares: a dislexia e a dislalia.
A dislexia é um transtorno de leitura e escrita e é percebida nos primeiros anos escolares. Por ser um problema genético, geralmente, algum parente próximo, como o pai ou a mãe já o tenha, por isso quanto mais cedo for diagnosticado, melhor será para a criança e para todo o seu processo de aprendizagem.
A criança com dislexia pode apresentar os seguintes sinais: lentidão na leitura, dificuldade para escrever ou soletrar, troca de letras, desconcentração, dificuldades para entender textos escritos e rimas, dificuldades para copiar a lição da lousa, dificuldade na coordenação motora fina, entre outros.
Nenhum diagnóstico deve ser realizado em casa, pois a melhor forma de descobrir e tratar uma criança com dislexia é procurar um especialista para avaliação e a realização de trabalho multidisciplinar, incluindo a escola e participação dos pais.
A dislalia é um distúrbio da fala que se caracteriza pela dificuldade de articulação de palavras: a criança com dislalia pronuncia determinadas palavras de maneira errada, trocando, distorcendo, transpondo ou acrescentando sílabas e fonemas, e geralmente as escreve de forma errada também. É o caso do personagem Cebolinha, por exemplo.
Algumas causas que provocam esse transtorno: história de infecção congênita na família, uso de drogas pela mãe, falta de oxigênio no cérebro na hora do parto, icterícia, meningite, imitação dos erros ou cacoetes de pessoas próximas, alterações emocionais, psicopatias, hidrocefalias, neurofibromatose, ambiente familiar inadequado, paralisia cerebral, deficiência auditiva, herança genética.
É normal até os 4 anos os erros de linguagem, mas muitos casos só são descobertos na escola, pelos professores, quando a criança já alfabetizada ainda faz as trocas de letras para falar e escrever, sendo assim, os pais devem procurar um especialista, como fonoaudiólogo, otorrinolaringologista ou psicopedagogo.

Clínica Raia

Notícias Semelhantes