Festival Revelando SP apresenta cultura tradicional do estado

Evento se estende até o dia 24 de julho no Parque da Água Branca

Começa nesta quarta-feira (20), na capital paulista, o Revelando SP, considerado o maior evento de cultura tradicional do estado. Retomando o formato presencial após dois anos de programação online, a festividade se estende até o dia 24 de julho gratuitamente no Parque da Água Branca, zona oeste da capital. O objetivo é fortalecer a cultura tradicional e a economia criativa dos municípios paulistas.

Na abertura, prevista para a noite de hoje, o destaque é para as apresentações de Almir Sater, Rolando Boldrin, Tetê Espíndola e Marcelo Jeneci, na cerimônia de abertura oficial, às 18h30. A feira funciona das 10h30 até as 20h. Durante os dias de evento, 100 municípios paulistas parceiros participam com cerca de 300 atividades, entre exposição e venda de artesanato, gastronomia, apresentações de grupos e artistas da cultura popular.

Entre as manifestações culturais presentes estão cantos e danças indígenas, catiras, congadas, contadores de causos, manifestações da cultura cigana, cururus, dança de Santa Cruz e de São Gonçalo, fandangos, folia de reis, moçambiques, sambas de bumbo, samba de lenço, seresta, trança fitas e umbigadas.

O Revelando SP é uma das linhas do programa de fomento Juntos pela Cultura, que visa a estreitar a parceria entre o governo e os municípios na área cultural, com o objetivo de fortalecer a produção independente, ampliar o acesso da população à arte, descentralizar o investimento público na área e estimular o desenvolvimento da economia criativa do estado.

A programação completa está disponível no site do evento.

Fonte: Agência Brasil & Foto: Divulgação

Notícias Semelhantes