Eficácia no tratamento da Fobia Social

Erica Lopes Tinoco

Psicóloga Comportamental
CRP: 06/123550

E ntre as opções existentes dentro da psicoterapia, a terapia cognitivo-comportamental é o tipo mais comum de aconselhamento para a ansiedade característica da fobia social.
O transtorno de ansiedade social, conhecido como fobia social ou sociofobia, é um transtorno ansioso descrito no DSM-IV, caracterizado por manifestações de alarme, tensão nervosa, medo e desconforto desencadeado pela exposição à avaliação social. Muitas vezes confundida com timidez, tendo como diferença é que a Fobia social incapacita e provoca bastante sofrimento e prejuízo na rotina diária do indivíduo, que sofre quando precisa interagir com outras pessoas.
Devido à essa confusão com timidez muitos sofrem a vida inteira sem saber que têm um transtorno e além de não ter um tratamento adequado, muitas vezes chegam ao ponto de não ter qualquer tipo de contato social e consequentemente passa por situações traumatizantes como isolamento em diversos âmbitos: escolar, profissional e familiar.
Os indivíduos com fobia social são excessivamente preocupados com a opinião dos outros em relação a seu respeito e suas ações. Possuem pensamentos extremamente negativos que são decorrentes do medo excessivo, como também vários sintomas físicos e comportamentais.
Em relação ao tratamento existem diversas formas de psicoterapia e outros tratamentos coadjuvantes como o uso de medicamentos.

Conteúdo somente para assinantes. Por favor faça o login

Notícias Semelhantes