Photo Credit To kelly Stein

Parteira do século 19 pode ser homenageada

Ana Carolina Lahr

Em 2016, 1.712 bebês nasceram no Haoc. No ano anterior, dos 3.101 nascidos em Indaiatuba, 2.062 nasceram no Haoc, sendo 945 partos normais e 1.114 cesáreas.
Os números mostram que apesar do surgimento da primeira maternidade do município ter sido motivada pelo desejo das mulheres de se submeterem à cesárea, após todos esses anos a prática do parto normal retomou sua força na sociedade, dividindo opiniões.
A forte corrente de incentivo ao parto humanizado que domina hoje a opinião de muitas mulheres pode, agora, levar o Haoc de volta às origens de Indaiatuba.
A proposta vem de Kelly Stein, ativista em prol da humanização do nascimento que pretende resgatar a memória de Maria Carolina Ambiel, uma das principais parteiras da cidade no final do século 19. A sugestão é que a personagem nomeie a ala de Parto Natural da nova Sala PPP (Pré-parto, Parto, Pós-parto) do Haoc.
“Como as mulheres estão resgatando o parto normal, que caiu em ‘desuso’ com o tempo em função das cesáreas agendadas, achei que seria bacana homenagear uma parteira da cidade, resgatando o nome dela e trazendo sua memória de volta para que as pessoas saibam quem foi e qual a importância do trabalho que desenvolveu. Seria uma forma de resgatar um pouco dessa tradição, dessa força feminina”, considera.
Kelly recentemente empreendeu uma volta ao tempo na história da cidade a fim de coletar informações sobre a parteira para oficializar a proposta na Câmara Municipal. No Centro de Memórias de Helvétia, teve contato com a exposição de materiais que Maria Carolina usava para acompanhar os partos, como seringa de vidro, ventosa e também a caderneta dela onde anotava o nome da mãe e a data do parto. Estima-se que tenha passado dos dois mil partos.
No meio do caminho, deparou-se com um pouco mais. “Descobri que foi ela quem acompanhou o parto da minha avó, quando minha mãe nasceu”, relata Kelly, imersa no sentimento de pertencimento.

Conteúdo somente para assinantes. Por favor faça o login

Notícias Semelhantes