Mais um ano se finda, e agora?

03 - coluna clínica raia - Maria Lucia2

MARIA LUCIA SANTOS DE MELO

Pedagoga/Psicopedagoga
Especialista em Educação Especial

O ano letivo está chegando ao final, e com ele vem também algumas dúvidas e incertezas, ou seja, a tal da ansiedade, o bendito sofrimento por antecipação. Sofremos por tudo que é novo em nossas vidas, sofremos até mesmo por motivos que não são nossos, imagina quando é então…
O fim do ano vem recheado de surpresas boas, e algumas não tão boas assim, quando, por exemplo, nossos filhos ou até nós mesmos recebemos um resultado que não era o esperado, a recuperação é uma delas, as crianças tendem a não levar os estudos muito a sério durante o ano, e quando o fim do último bimestre chega, vem com algumas amarguras, aí é hora de correr atrás do prejuízo, vem a angústia, o dissabor do incerto.
Porém, essa não é hora para se desesperar, é hora de esfriar a cabeça e estudar com vontade, com garra e determinação, porque o que está em jogo não é simplesmente a recuperação da nota, e sim, do conteúdo que foi lecionado.
Mas, e quando a ansiedade é outra, e não apenas a recuperação? Muitos pais, decidem no final do ano trocar seus filhos de escola por vários motivos, aí vem a insegurança porque o filho (a) vai para um lugar totalmente estranho, com pessoas estranhas, até adquirir confiança demora um pouquinho. Ou mesmo, porque a criança no próximo ano estará em outra turma, com ‘tias’ diferentes e amigos desconhecidos também.
Para amenizar um pouco essa angústia, a família deve avisar a criança das mudanças que vão acontecer se for mudar de escola, levar para conhecer antes do início do ano letivo, ir conversando para tranquilizar o filho (a).
Enfim, cada um sabe onde aperta o sapato. O importante é antes de qualquer coisa, pensar muito bem em todas as possibilidades, analisar cada motivo que levou a tal resultado, assim podemos eliminar o máximo de riscos possível.
Com a chegada do fim do ano, vem também as comemorações, e isso é muito bom, é preciso saber aproveitar esses eventos, relaxar um pouco e esquecer as árduas atividades, vamos descansar e recarregar as energias, só assim será possível viver mais um ano. Saber fechar os ciclos para poder abrir novos, esse talvez, seja o nosso grande segredo e desafio, saber dizer: Chega, acabou. Venci!

Notícias Semelhantes