Compulsão à Internet

Profa. Dra. Alessandra Dilair Formagio Martins
Psicóloga • CRP: 06/68947

Compulsões são hábitos aprendidos ou seguidos por uma gratificação emocional, geralmente alívio de ansiedade ou angústia, que se caracterizam por serem repetitivas, ocorrer de forma automática e não se adaptarem ao bem- estar do indivíduo. As compulsões podem acometer as pessoas de diversas formas: uso de substâncias (álcool, drogas), alimentação, jogos, compras, sexo, acumular coisas.
Atualmente a que tem gerado grande preocupação é a compulsão à internet, ou segundo a nova descrição psicopatológica Transtorno de Adicção à Internet (TAI), relacionada a uma dificuldade no controle do uso da internet, correspondente a um descontrole dos impulsos, que se manifesta como um conjunto de sintomas, gerando uma distorção dos objetivos pessoais, familiares e profissionais do indivíduo. É considerado um problema que pode se desenvolver com maior incidência em pessoas com traços de timidez, dificuldade nas interações sociais, solidão, baixa autoestima, ou com histórico de outras compulsões.
O que caracteriza esse transtorno é o foco de interesse pela internet como fator predominante em detrimento de outros interesses, a pessoa pode deixar de alimentar-se, dormir, trabalhar, interagir socialmente por conta do uso abusivo da internet. O acesso à internet pode variar entre jogos, sites de relacionamento e/ou conteúdo sexual, grupos e chats, entre outros.
É importante destacar que atualmente, o uso frequente da tecnologia é uma realidade na vida das pessoas que têm acesso a esse recurso, e a internet traz muitos benefícios ao ser humano, como acesso à educação, informações, interações interpessoais, trabalho, compras etc., porém a adicção é considerada uma dependência.
Cabe destacar que é difícil reconhecer o limite de normalidade, somente o uso excessivo da tecnologia não deve ser considerado como doença, mas quando essa utilização começa a interferir no cotidiano e nas relações da pessoa, podendo ser necessário uma avaliação médica e/ou psicológica para tratamento e intervenções adequadas, pois a compulsão pode trazer como consequência grandes prejuízos na vida global da pessoa.

Clínica Raia

Notícias Semelhantes