Coluna – Alunos com alta habilidade/ superdotados

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MARIA LUCIA SANTOS DE MELO
Pedagoga/Psicopedagoga Especialista em Educação Especial

 

Na diversidades que hoje vivemos, devemos levar em conta a individualidade de cada pessoa, as diferenças devem trazer para a sala de aula e, até mesmo à vida, benefícios de poder viver na diversidade, principalmente se for em escolas. Nunca houve e nem haverá uma classe homogênea, nesse sentido, as escolas devem oferecer experiências diversas de aprendizagem para potencializar as habilidades dos alunos.
Em uma educação democrática deve ser considerada as diferenças e a individualidade de cada aluno, cada pessoa é única e isso é um direito que não deveria ser deixado de lado. Todos nós temos maneiras diferentes para aprender, portanto, essas ‘maneiras’ deveriam ser respeitadas, todos os alunos, sejam com dificuldades ou mesmo com altas habilidades/superdotados merecem ter acesso a práticas educacionais que atendam às suas necessidades.
Os alunos com altas habilidades/superdotados, assim como aqueles que têm dificuldades, precisam de uma atenção diferenciada para garantir de fato, a aprendizagem.
Identificar um superdotado pode não ser uma tarefa simples, ele pode se parecer em vários aspectos com os outros, ele pode ser aquele aluno que pergunta muito e interrompe a sequência da aula ou aquele que conversa e atrapalha, o professor nesse caso tem que separar dos amigos para que ele consiga terminar suas lições, pode ser um aluno tranquilo e cumpridor de todas as obrigações.
A escritora Maria Lúcia Prado Sabatella, nos diz que os seres humanos, no sentido da totalidade de sua inteligência, personalidade, dons ou habilidades, são altamente dependentes do contexto em que vivem. É difícil avaliar a inteligência e a determinação de um aluno até que lhe seja ofertado um ambiente escolar favorável, no qual possa ser desafiador adequadamente.
A escola por sua vez, deve ser um espaço de questionamentos, de estímulos favoráveis para a aprendizagem, independentemente da idade. A escola é um lugar para aprender, para testar, buscar, ir ao encontro de respostas, e quando encontradas, ter mais questionamentos, pois o saber é infinito.

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