Série da National Geographic conta história de Albert Einstein

AE/Luiz Carlos Merten

O Geoffrey Rush ficou igualzinho a Albert Einstein na série da National Geographic que começou domingo (23). ‘Genius’ conta a história do físico alemão (1879/1955) em dez capítulos.
Rush disse que talvez tenha sido o mais difícil papel de sua luminosa carreira. Citou Schopenhauer – “Talento é aquilo que pouca gente tem, ou alcança. Gênio é o que nem se vê, só se sabe que existe.” E Einstein era um.
Quando criança e pré-adolescente, Rush disse que queria ser astrônomo. Eram os anos da corrida espacial. “Tinha minha coleção de How and Why (Como e Por quê?), sabia tudo de planetas e estrelas. Cheguei a fazer matemática avançada, física e um pouco de química pensando nessa carreira, mas aí descobri o centro de arte dramática da escola e tudo mudou”. Mesmo assim, ele admite que sempre se interessou por ciência – e permanece um leitor voraz de National Geographic (e riu ao dizer que não era propaganda). O papel lhe foi proposto primeiro como longa-metragem, mas depois de idas e vindas o produtor – Ron Howard – decidiu que um filme, mesmo muito longo, não daria conta da vida e das ideias de Albert Einstein. O filme se tornou série que estreou no Brasil
É muito boa, acurada – e Geoffrey Rush está, mais uma vez, extraordinário. Sim, ele viu ‘A Teoria do Amor’, de Fred Schepisi, com Meg Ryan e Tim Robbins. Walter Matthau fazia o tio da protagonista, justamente Einstein. Era meio lunático.

Conteúdo somente para assinantes. Por favor faça o login

Notícias Semelhantes