Salão Duas Rodas apresentou novidades

Feira realizada em São Paulo de 14 a 19, reuniu grandes marcas

Por AE • Foto Divulgação

A 14ª edição do Salão Duas Rodas abriu as portas ao público entre os dias 14 e 19, com casa nova: o São Paulo Expo. O evento foi uma oportunidade preciosa para o fã de motocicletas ter contato com as principais novidades do mercado – foram cerca de 500 modelos expostos. Com uma estrutura de mais de 10 mil metros quadrados em que o público pôde testar diversos modelos. A Feira recebeu cerca de 260 mil visitantes e realizou aproximadamente 20 mil testes, entre motos de baixa e alta cilindradas e scooters, em pistas divididas por categoria. Várias marcas apresentaram modelos para o próximo ano.

Honda
A Honda fez ofensiva na linha de alta cilindrada no salão deste ano. Além da nova geração da CBR1000RR Fireblade, que passa a ter 192 cv, a marca trouxe a touring Gold Wing na versão mais simples e na de topo, Tour.
A supermoto está 40 quilos mais leve, ganhou painel de instrumentos digital com navegador GPS e integração com Apple CarPlay e Android Auto e novo motor boxer de seis cilindros. Além de compacto, ele ficou 20% mais eficiente.
Há ainda acelerador eletrônico associado a quatro modos de condução, controles de tração e de velocidade de cruzeiro, assistente de partida em rampa e airbag. Esses itens também estão na versão ‘mais jovem’, Gold Wing, que não traz encosto para garupa nem mala superior – apenas alforjes laterais.
Há novidades também na Biz. Além de mudanças no visual, o cub traz novo painel digital, entrada 12V e sistema de freios combinados. Os motores 110 cm3 e 125 cm3 foram mantidos.

Yamaha
A principal novidade da Yamaha foi a quarta geração da Fazer 250. A moto tem motor mais potente que o modelo antigo, com 21,5 cv a 8 mil rpm e 2,1 mkgf a 6.500 giros. A potência subiu 0,6 cv com etanol em relação à moto anterior.
Para isso, o sistema de admissão foi redimensionado para melhorar a entrega do torque e dar mais agilidade à motocicleta em baixas rotações. O câmbio é manual de cinco marchas. A nova Fazer custa R$ 14.990.
Para a novidade, a Yamaha oferece quatro anos de garantia e seguro com preço fixo.
Além do motor mais forte, o modelo passa a ter freios ABS de série. Há também farol e lanterna de LED, mais eficientes. A suspensão foi retrabalhada para a nova geração. Na dianteira, os braços estão mais largos, com 41 milímetros de diâmetro, ante 37 da moto antiga, e o curso aumentou de 120 para 130 mm. As rodas, que ganharam visual novo, mantêm as 17 polegadas na frente e atrás. Já os pneus ficaram mais largos.

Suzuki
A nova geração da naked (sem carenagem) GSX-S 750, oferecida apenas na versão ABS. A esportiva chegará às concessionárias por R$ 36.533 e será oferecida nas cores azul, vermelha e preta.
A nova GSX-S 750 utiliza uma versão menos potente do motor de quatro cilindros e 749 cm3 da GSX-R 750, que entrega 114 cv a 10 500 rpm e 8,2 mkgf a 9.000 rpm. Há sistema de válvulas de aceleração dupla, que melhora as respostas em baixas rotações, segundo informações da fabricante. O câmbio tem seis marchas.
Na parte de eletrônica, a moto traz controle de tração com três níveis de intervenção – o ABS não pode ser desligado. O painel de instrumentos é todo novo e 100% digital com cinco padrões de exibição diferentes.
As suspensões são da marca Kayaba, com ajuste de pré-carga. A dianteira é do tipo invertida, com tubos de 41 mm, e a traseira tem dispositivo de monoamortecimento. No visual, a novidade lembra a ‘irmã’ maior, GSX-S 1000. Entre os detalhes estão a cobertura do farol, que tem luzes de uso diurno, e a lanterna de LED.

Ducati
A Ducati está ampliando sua gama de produtos no Brasil com a chegada de dois novos modelos: a sport touring Supersport e a Monster 797. A primeira vem com motor bicilíndrico de 937 cm3, que gera 113 cv e 9,8 mkgf, e transmissão de seis marchas. De série, há três modos de condução. No Sport e no Turismo, a potência total é liberada. No Urbano, a entrega é limitada a 75 cv. Há ainda controle de tração com oito níveis, quickshift (sistema que permite trocar as marchas sem acionar o manete de embreagem) e bolha ajustável. A versão S, mais completa, adiciona opção de pintura branca com rodas vermelhas e suspensão dianteira e traseira ajustáveis da marca Öhlins.
A Monster 797 chega em janeiro (R$ 39.990) para ser a opção de entrada da Ducati, com o fim das vendas da 821. Ela marca o retorno do motor a ar. O dois-cilindros de 803 cm3 gera 75 cv e 7 mkgf. O câmbio é de seis marchas. A nova moto conta com ajuste de pré-carga da suspensão traseira. A dianteira é simples, da marca Kayaba, e tem 43 mm. Entre as particularidades, não é possível desligar os freios ABS.

Dafra
A Dafra ficou bastante tempo sem novidades no país. Nesta edição do salão, a marca lançou as novas gerações das street Apache e Next.
A Apache, que é feita pela indiana TVS, volta ao mercado brasileiro após dois anos.
O antigo motor monocilíndrico com carburador, de 147,5 cm3, deu lugar a um novo, de 197,75 cm3 equipado com injeção eletrônica que gera 21 cv e 1,8 mkgf. O câmbio é de cinco marchas.
A Next, que vinha com motor de 249,4 cm3 e 25 cv, passou a contar com um novo monocilíndrico refrigerado a água de 278 cm3 que desenvolve 27 cv a 9.250 rpm e 2,6 mkgf a 6.500 rpm. A transmissão de seis marchas foi mantida.

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