Tecnologia auxilia montadoras a ganhar tempo e dinheiro

A indústria automobilística melhora a produção em um mercado ainda aquecido

O ano de 2022 mostrou que o mercado de automóveis está aquecido e fechou com 1.957.699 veículos vendidos, conforme a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), entidade representativa do setor de distribuição de veículos no Brasil. Dezembro foi o mês com as maiores vendas, totalizando 202.176 unidades, um aumento de 4,5% sobre o mesmo mês de 2021.

Este resultado expressivo se consolidou no período mais forte para indústria por conta do 13º no final do ano, época em que as pessoas tendem a investir em bens como automóveis. Com tantos veículos sendo produzidos, as montadoras precisam driblar os problemas que o crescimento das vendas de veículos gera quando há forte demanda: a localização de peças nas linhas de montagem e posterior localização dos veículos finalizados.

Marcelo Lonzetti, Diretor da ztrax , empresa de monitoramento de pessoas e ativos, acrescenta um detalhe importante que afetou a produção de veículos em 2022: a pandemia. A COVID-19 afetou a produção de componentes e peças pelo mundo, gerando dificuldades para montadoras de carros, caminhões e implementos agrícolas. As montadoras tiveram que se adaptar na forma de controle na localização de veículos nos enormes bolsões dos pátios:

“Quando uma peça falta, como um cinto de segurança, uma multimídia ou um para-brisa, a produção não precisa parar. É normal que estes veículos fiquem esperando em pátios gigantescos até que a peça faltante chegue, a partir daí o desafio é encontrar o veículo em um mar de carros iguais, da mesma cor e modelo, leva muito tempo e na indústria o ditado popular vale, tempo é dinheiro. Em alguns casos o despacho internacional partiu sem determinados veículos, simplesmente, por não serem encontrados em tempo hábil, causando muitos prejuízos”.

O problema não é novo e o mercado diz que deve se prolongar ainda por no mínimo cinco anos. Para sanar esta questão a ztrax criou o Location, sistema 100% nacional que atua diretamente no ponto final da linha de produção, colocando um localizador com bateria de até 2 anos em cada veículo. O sistema é 100% web e pode ser integrado com o ERP local, com isso permite que a empresa identifique a qualquer momento os veículos, inclusive por tipo de falta de peça.

Assim, quando uma remessa de cintos de segurança que estava faltando em um lote de veículos chega, imediatamente os veículos podem ser localizados.

Redução no tempo

Quando houver a necessidade de localizar o veículo, basta acessar o sistema que mostrará todos os veículos no mapa com identificação de quem movimentou, que tipo de peça está faltando e até a data da última movimentação. Ao adotar este sistema de localização inteligente, algumas montadoras já conseguiram melhorar em até 45% no tempo de localização dos veículos ou equipamentos em ambientes abertos, facilitando trabalho da equipe de colaboradores na localização ou movimentação dos veículos.

(C) Divulgação

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