Projetos e reestruturação movimentam E.C. Primavera

Novo gramado já está em fase de finalização; base deverá participar de todas as competições em 2018

Por Luciano Dibalbino •  Fotos Federação Paulista de Futebol/ Arquivo – E.C. Primavera / Jornal Exemplo® 

O ano de 2017 foi produtivo para o Esporte Clube Primavera, várias competições fizeram parte do Calendário do Clube. Com isso os resultados vieram para alavancar a agremiação rumo ao futuro promissor do futebol indaiatubano. Para falar dos planos do clube para o próximo ano, o Jornal Exemplo® falou com o Professor Luiz Carlos, diretor da Meta Esportes, empresa que hoje gerencia o E.C. Primavera.

A Copa São Paulo 2017 rendeu ao ‘Fantasma da Ituana’ empréstimo

Ele elogiou muito as equipes da base primaverina que em 2017 disputaram no Campeonato Paulista com o Sub-11, 13, 15, 17 e Sub-20. A vitrine deu certo, tanto que o clube fez parceria com Red Bull que está com dois atletas locais, em seu time, dois do Sub- 13 e um do Sub-15. O Ituano também está com um jogador do Primavera. O Sub-17 que também foi muito bem na competição e revelou jogadores. Em parceria com o São Paulo, o time da capital tem interesse em ficar com alguns atletas, que deverão jogar a Copa São Paulo 2018. Já Rio de Janeiro, o Flamengo também está testando um jogador que já foi convocado para voltar no início do próximo ano.

Vale lembrar que essas parcerias não envolvem dinheiro, e sim, percentagem caso os atletas sejam vendidos futuramente, com margem de retorno de 30% do valor vendido para o E.C. Primavera. A Copa São Paulo 2017 rendeu ao ‘Fantasma da Ituana’ empréstimo de dois atletas para o Fluminense, onde ainda estão atuando e renovarão contrato por mais um ano com o clube carioca. Somente este ano o tricolor indaiatubano tem mais de dez atletas em parceria com outros clubes.

10 - abre - Escudos

História

Clube tem história de destaques no esporte

10 - abre - Historia Time

O Indaiatuba teve como seu primeiro representante o Sport Club Primavera, fundado em 1908, mas extinto no ano seguinte. O tempo passou e, na década de 1920, dois outros times se destacaram: o Indaiatubano Futebol Clube, fundado em 1916, e o Corinthians Futebol Clube, fundado em 1918. Decidiu-se então, em 27 de janeiro de 1927, pela união das duas equipes, de onde surgiu o Esporte Clube Primavera, cujo nome homenageava o time que iniciou o futebol no município. Já as cores que ostenta – vermelho, preto e branco – são herança de seus antecessores.
A primeira participação do Primavera em competições profissionais organizadas pela Federação Paulista de Futebol foi em 1952, no Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Em 1982, o Primavera ficou muito próximo do acesso à Primeira Divisão do Campeonato Paulista, quando empatou os três jogos contra o Mogi Mirim. O Fantasma disputou a atual Série A2 até 1987, quando após uma nova reformulação nas divisões acabou voltando para a Terceira Divisão, em 1988.
Em 1989 e 1990, o clube teve mais uma pausa em seu futebol profissional, retornando em 1991, na Segunda Divisão. Em 1995, em meio a uma das maiores crises financeiras de sua história, o Fantasma não abaixou a cabeça e se tornou campeão da Série Bl-B. Em 1996, a equipe se afastou mais uma vez das competições oficiais e no ano seguinte disputou a Série B1-B. Em 1998 voltou a se afastar do profissional pela última vez, quando retornou em 1999 para ficar ativo de vez até os dias de hoje.
Em 2001, alcançou o título da Série B-2, conquistando o direito de participar do Campeonato Paulista da Série B-1 no ano seguinte. Dois anos mais tarde, o Primavera sagrou-se vice-campeão, alcançando o acesso à Série A3, disputando três seguidos. Em 2004, o Fantasma ficou perto de voltar para a Série A2, se classificando para a fase final do campeonato, mas não conseguindo sucesso. Em 2005 e 2006 escapou do rebaixamento no sufoco, mas em 2007 acabou sendo rebaixado para a Segunda Divisão.
Em 2010 o Primavera teve uma boa campanha e quase voltou para a Série A3. Em 2013, novamente o Fantasma passou perto de voltar para a Série A3, sucumbindo ao Tupã dentro de casa com um empate em 1 a 1. Mas em 2014, foi o ano da redenção Tricolor: O acesso foi conquistado apenas aos 50 minutos do 2° tempo contra o Grêmio Prudente. Em 2015, o Primavera fez uma boa campanha em sua volta à Série A3, o que quase lhe rendeu o acesso para a Série A2, e na sua primeira participação da Copa Paulista, o clube quase passou de fase, sendo eliminado pelo São Bento.

 

__________________________________________

 

Reformas

E.C. Primavera quer reconquistar torcedores

10 - abre - Gramado

Hoje o objetivo principal da direção do E.C. Primavera é readquirir a credibilidade do clube. Antes de trabalhar a parte física, a direção está resgatando o nome do clube, junto a isso, o amor do indaiatubano pelo único time profissional da cidade. “Os resultados trazem investidores, tivemos alguns empresários da cidade, que nos ajudaram muito, mas ainda falta muita coisa para que possamos fazer do Primavera um grande clube”, fala Luiz Carlos.
Sobre a parte física, o time está um passo à frente de outros clubes, pois o campo do Primavera, de acordo com Luiz Carlos é um dos poucos times da Segunda Divisão que está gramando seu estádio com a grama exigida pela Federação de Futebol. “Estamos saindo na frente, são poucos que irão ter um gramado de qualidade como nós teremos”, pontua. Todo o gramado está sendo trocado, além do sistema de irrigação que foi inteiramente reformado.
Outra mudança que em breve deve ser notada, será a pintura de todo o estádio. A direção já está em contato com alguns parceiros e empresários para que consigam deixar o ‘Gigante da Vila Industrial’, novo, outra vez. Ele frisa que é importante o núcleo empresarial ajudar o time da cidade. “Após a Copa São Paulo eu vou visitar empresas e colocar para eles o projeto. Se tivermos vinte empresas que ajudam com R$ 500 podemos ter uma receita que garante no mínimo a e estadia dos atletas”, solicita.
Outro ponto forte da Administração do clube é a construção de mais vestiários e banheiros, além de implementação de um espaço onde funcionará a futura academia. O local hoje possui alguns equipamentos que foram doados e serve para reabilitação de atletas. Segundo Luiz Carlos, a previsão de conclusão das obras deve ser antes da Taça São Paulo. “Toda a estrutura do clube está passando por obras.
Os quartos dos alojamentos também passarão por reformas, têm algumas situações que precisam ser reparadas”, expõe o diretor da Meta Esportes que reforça o compromisso da empresa com a melhoria do clube. “A empresa foi criada por mim para gerenciar o clube, acompanhado do presidente Eliseu Aparecido Marques”, afirma.

10 - abre - Gramado 2

Futuro
Todas as modificações que estão sendo realizadas aos poucos no clube são para que futuramente ele seja grande, assim como a sua imagem e nome, diante da classe futebolística do Estado de São Paulo, onde todos conhecem o ‘Primavera de Indaiatuba’ ou o ‘Fantasma da Ituana’, como é lembrado.
Luiz Carlos conta que para 2018 a preparação para a Taça São Paulo está em curso, com o encerramento dos atletas que já estão em preparação para a disputa. “Temos a projeção de participar de todas as categorias da base novamente. A nossa intenção com o time profissional é montar uma equipe jovem, aproveitando jogadores da Copinha”, explica o diretor que não descartou a possibilidade de contratar alguns nomes já conhecidos da torcida primaverina. Um deles é o meia Ewerton, o Ton Ton, que estava no Santos e agora está emprestado para o Avaí. “Ele já manifestou o interesse de atuar pelo clube novamente”, revela Luiz Carlos.
“É importante que os torcedores saibam que teremos um time jovem e muito aguerrido disputando o campeonato profissional”, termina Luiz Carlos desejando um futuro próspero para o município, e diz esperar que o Esporte Clube Primavera volte a crescer como Indaiatuba vem crescendo ao longo dos anos e que dê muitas alegrias aos torcedores e população indaiatubana que admira e gosta de um bom futebol.

 

Notícias Semelhantes