Pró-Memória comemora 25 Anos

Professores da Universidade de Coimbra (Portugal) ministram workshop e curso gratuitos

A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba está sediando desde quarta-feira (14) até amanhã, dia 17, diversas ações em comemoração aos 25 anos de atuação na cidade. Entre elas estão workshops, atividades para crianças e também para maiores de 60 anos.
Na quarta-feira (14) o Museu Municipal Casarão Pau Preto sediou um Workshop em parceria com a Universidade de Coimbra, (Portugal). Os professores João Paulo Avelã Nunes e Alícia Duhá Lose abordaram ‘A Importância do Patrimônio Cultural para o Desenvolvimento das Cidades’. João Paulo é Doutor em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) e Alícia fez Pós-Doutoramento em História (Paleografia e Diplomática) pela Universidade de Coimbra e Pós-Doutoramento em História (Relações Internacionais) pela UnB.
Segundo o superintendente da Fundação Pró-Memória, Gustavo Nóbrega, a preservação do Patrimônio Cultural está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento social, cultural e econômico das cidades. “Não foi à-toa que o desenvolvimento econômico e social de Indaiatuba coincide com a criação da Fundação e seu relevante trabalho de preservação e resgate da memória local. Temos hoje uma consciência de preservação patrimonial diferenciada no Brasil, que inclusive torna-nos uma referência para muitas cidades”, explicou.
Ontem (15) os professores ministraram no Casarão Pau Preto um curso gratuito de Gestão e Conservação, no qual ensinaram de forma instrumental, métodos de conservação e restauro. Ambas atividades tiveram participação gratuita. Houve a entrega de Certificado para o Workshop e também para o curso de Gestão e Conservação.
A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba foi criada pela Lei nº 3.081 de 20 dezembro de 1993 e instalada oficialmente em 1º de fevereiro do ano seguinte por iniciativa de Antônio Reginaldo Geiss, Antônio da Cunha Penna e Nilson Carvalho, que formaram um grupo de trabalho a partir da iniciativa popular de preservação do Casarão Cultural Pau Preto.
A Fundação tem como sede o Casarão e entre suas atribuições estão, custodiar, proteger e organizar o Arquivo Público Municipal, a Biblioteca Pública e o Museu Municipal.

Casarão 60+ Histórias e Memórias de Indaiatuba
Dentro do Calendário de Atividades de comemoração do aniversário de 25 anos da Fundação Pró-Memória, o público da terceira idade é convidado novamente a participar de mais uma oficina do Casarão 60+. Detentores de parte da nossa memória local, o público idoso tem sido cada vez mais inserido em atividades nos Museus.
A atividade ‘Histórias e Memórias de Indaiatuba’ será realizada pela Fundação Pró-Memória, através do Museu Casarão Pau Preto e do Arquivo Público Municipal ‘Nilson Cardoso de Carvalho’, hoje, dia 16, às 14h.
O objetivo é ativar a memória afetiva dessas pessoas acerca da cidade de Indaiatuba. Para isso serão utilizadas reproduções de fotos de locais da cidade, bem como peças do próprio acervo do Museu, de forma a criar uma atividade lúdica, divertida e que socializará os visitantes. Ao final da atividade, que acontece no Casarão, será oferecido um Coffee break aos participantes.
Hoje, dia 16, com duração máxima de 2h (14h às 16h) os responsáveis são Tami Coelho Ocar e Thais Svicero. Público máximo de 30 idosos no Museu Casarão Pau Preto. Rua Pedro Gonçalves, nº 477 – Jardim Pau Preto.

Oficina de Musicalização Infantil
Amanhã, dia 17, a Fundação Pró-Memória, por meio da Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa, oferece a Oficina de Musicalização Infantil, realizada pela professora Tati Mendes, voltada ao público infantil a partir dos 4 anos.
Na Oficina, que será realizada em dois horários, das 9h30 às 10h30 e das 11h às 12h, serão ensinadas músicas infantis, dentre elas algumas compostas por Nabor Pires Camargo, que foi um dos mais importantes clarinetistas brasileiros, bem como professor de música e autor do Hino de Indaiatuba. As inscrições devem ser realizadas no dia, na própria Biblioteca e cada turma poderá ter no máximo 20 inscritos.
Data: 17/8
Horário: 9h30 às 10h30/ e das 11h às 12h
Público máximo: 20 inscritos por turma
Local: Casa da Memória ‘José Luiz Sigrist’. Rua das Primaveras, nº 450 – Jardim Pompeia

Contação de história paracrianças comLya Bueno
Amanhã, dia 17, às 14h também acontece a Contação de História para crianças com Lya Bueno na Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa, situada na Casa da Memória ‘José Luiz Sigrist’.
Lya Bueno é atriz formada pela Academia de Artes Cênicas ‘Cena Hum’, em Curitiba. Desde a sua formação procurou trabalhar diversas técnicas dentro do campo das Artes Cênicas para complementar seu trabalho, dança, maquiagem, canto com o Maestro Rui Costa, técnicas circenses com o Mestre Alex Brede.
Hoje, é contadora de histórias na ‘Cia. Cultural Os Tonicos’, atua e canta no grupo musical ‘Último Tipo’, dubla na ‘UP Voice’ e tem sua própria escola de artes, ‘asa das Artes’, na Vila Industrial, em Campinas.
Data:17/8
Horário: 14h
Idade Livre
Local: Casa da Memória ‘José Luiz Sigrist’. Rua das Primaveras, nº 450 – Jardim Pompeia.
Prestigie!

Notícias Semelhantes