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Nova Montana é a próxima picape da GM

Presidente da GM América do Sul, confirma nome Montana em vídeo que mostra obras de modernização na fábrica

Logo no início deste ano, a General Motors (GM) anunciou que estava reativando o investimento de R$ 10 bilhões no Brasil anunciado em 2019, mas que estava congelado por causa da pandemia da covid-19. Agora, passados seis meses, a empresa confirma o primeiro resultado dessa injeção de dinheiro: a nova geração da Chevrolet Montana.

A confirmação do nome da picape foi revelada em um vídeo de um minuto divulgado pela GM em suas redes sociais. A primeira sequência mostra imagens da fábrica de São Caetano do Sul, no ABC paulista. A planta está recebendo robôs e um novo ferramental necessário para produzir um modelo inédito, que será justamente a nova geração da picape da Chevrolet.

Cutucada na FORD
No vídeo, o presidente da GM América do Sul, Carlos Zarlenga, celebra o início das obras de modernização da linha de montagem. Na fábrica onde fica a sede da empresa no Brasil, nova geração da picape será feita sobre a base global GEM, a mesma do SUV Tracker. Essa arquitetura servirá também à nova Spin, que deve ser lançada em 2022.

A nova Montana também deve estrear no ano que vem. Porém, virá primeiro. Ou seja, vai inaugurar a próxima safra de carros da Chevrolet no País.

Não por acaso, no fim do vídeo Zarlenga confirma que a fábrica se prepara para produzir a “nova Chevrolet Montana”. O modelo disputará vendas com picapes maiores, sobretudo com a Fiat Toro
“É super importante para nós esse novo produto, é super importante para a presença da GM no Brasil. Nós estamos muito comprometidos com a nossa presença no Brasil”, diz Zarlenga, em uma clara referência à Ford, que encerrou a produção no País neste ano. “E eu acho que a nova Chevrolet Montana vai fazer uma enorme diferença em nosso portfólio”, afirma , revelando o nome da picape.

Base de ONIX e TRACKER
Embora o presidente da GM não tenha informado a data de lançamento, é possível que a Chevrolet apresente a nova Montana ainda no último trimestre. Seria uma maneira de “esquentar” a estreia da nova picape, o que deve ocorrer em 2022.

A próxima Montana deverá, portanto, ter muito em comum com o Tracker, do qual vai herdar peças de acabamento e os motores flexíveis com turbo. Até o desenho da dianteira pode ser totalmente replicado.

Já o porte será próximo ao da Fiat Toro. Contudo, a picape da Chevrolet terá uma proposta ainda mais urbana, sem as opções de tração 4×4 e motores a diesel presentes na rival.

Segmento em alta
O segmento de picapes intermediárias vem crescendo. Esses modelos são maiores que os compactos, como a Volkswagen Saveiro. Porém, têm porte menor que o da Toyota Hilux e da Ford Ranger, por exemplo.

Entre as novatas estão a Maverick e a Santa Cruz. As duas devem ser vendidas também no Brasil. A picape da Ford está pronta e entra em produção agora em julho no México, feita sobre a base do SUV Bronco.

Por sua vez, a Santa Cruz acaba de entrar em produção nos Estados Unidos. No Brasil, o modelo poderia usar a base da nova geração do SUV Creta.

A Hyundai chama a Santa Cruz de SAV (veículo esportivo aventureiro), um trocadilho com SUV (veículo utilitário esportivo), e quer explorar essa mistura de estilos. A ideia é exatamente igual à da Fiat quando a Toro chegou ao Brasil. Ou seja, será um modelo com caçamba, mas com reações de SUVs.

No quesito porte, a Santa Cruz é bem parecida com a Toro. A picape da Hyundai tem 4,97 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,69 m de altura e 3 metros de distância entre os eixos Sua cabine tem espaço para cinco pessoas, bom acabamento e bastante tecnologia.

07 - Nova Montana 2Porte Picape da Chevrolet terá uma proposta ainda mais urbana, sem as opções de tração 4×4 e motores a diesel

 

 

Por: Diogo de Oliveira/Agência Estado

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