Na cidade, moto pode circular no corredor

Por Igor Macário/AE • Foto Divulgação

Em setembro, 30% das vítimas fatais de acidentes de trânsito registrados no Estado de São Paulo estavam em motocicletas, segundo dados do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. Um dos maiores riscos é trafegar no chamado ‘corredor’ que se forma entre os carros. A cena é bem comum, especialmente em grandes cidades, onde a prática é permitida por lei.
A legislação que vigorou de 1966 a 1997 não tratava do assunto. Já o Artigo 56 da versão original do atual Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sancionado em 1997, que proibia a passagem de motos entre duas filas de carros ou entre uma fila e a calçada ao lado, foi vetado, sob a justificativa de que limitaria a circulação de um veículo cuja vantagem é a agilidade de deslocamento. Ou seja: as motos só não podem trafegar entre os carros nas rodovias, onde devem se manter nos limites das faixas, como os demais veículos.
Na estrada, as motos devem respeitar as mesmas regras para carros. Andar no ‘corredor’, portanto, configura ultrapassagem pela direita. Trata-se de infração média, sujeita à multa de R$ 130,16 e quatro pontos no prontuário do motociclista.

BUZINA
Outra prática comum em congestionamentos é o uso prolongado da buzina por motociclistas, que acionam o dispositivo para avisar que estão no ‘corredor’. O que nem todos sabem, é que isso é proibido, independentemente do tipo de veículo. De acordo com o Artigo 227 do CTB, acionar a buzina de modo constante ou no entorno de hospitais e outros locais proibidos por sinalização e entre às 22h e 6h é infração leve. A pena são três pontos na CNH e multa no valor de R$ 53,20.

COMPORTAMENTO
Um dos motivos para o grande número de vítimas fatais em acidentes com motos é que a gravidade dos ferimentos tende a ser maior, já que piloto e garupa viajam bem mais exposto que ocupantes de carros. Para evitar acidentes, todos devem guiar com atenção e tomar atitudes que levem a uma boa convivência. Segundo o Contran, os condutores devem respeitar a velocidade máxima da via, trafegar com cuidado e manter distância segura dos veículos. Os motoristas precisam ficar atentos, pois nem sempre é possível ver a moto, além de planejar e sinalizar bem manobras como mudanças de faixa.

Notícias Semelhantes