Júlia Lemmertz conta como foi fazer ‘Pequeno Segredo’

AE/Luiz Carlos Merten

Nunca a indicação de um filme brasileiro para concorrer ao Oscar provocou tanta polêmica. Havia, por parte da crítica, a expectativa de que Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, fosse o indicado, mas a comissão formada pelo MinC preferiu o longa de David Schürmann, sob a alegação de que tem ‘cara de Oscar’. Pequeno Segredo entrou em exibição nos cinemas na semana passada.
Júlia Lemmertz reage contra o que considera perseguição ao filme de David Schürmann. “Respeito a opinião de todo o mundo, mas sair na imprensa que era o pior filme brasileiro, e a afirmação feita por um cara que nem crítico é, foi demais. Coisa ‘pra’ causar. Eu, por exemplo, gosto muito de Boi Neon (de Gabriel Mascaro). Se tivesse sido escolhido, qual seria a reação? Gostar ou não de Pequeno Segredo é direito de cada um, mas é preciso reconhecer que o filme foi feito com muito amor, muito respeito. E é honesto. Se isso o credencia para o Oscar, é outra história, mas criar essa fantasia do filme golpista, não dá. Como se o David tivesse participado de uma conspiração…”
Por pouco, Júlia não deixou de fazer Pequeno Segredo. David Schürmann fez o contato, ela conheceu Heloisa, leu o livro. “Uau! É muito forte”, pensou consigo mesma. Mas aí o filme atrasou, Júlia foi escalada para uma novela de Manoel Carlos. “Quando terminei Em Família, o David ainda ia começar a filmar. Retomei o contato e fiz.” Sábia decisão do diretor. Júlia é irretocável no papel. Na tal crítica destrutiva de Pequeno Segredo, ela é destroçada como atriz. Não pode – aí é desonestidade intelectual. Como fazer essa mulher, Heloísa? “Quando íamos filmar, voltei a falar com ela, bem na véspera da atual viagem da família pelo mundo, que ainda não terminou. Heloísa é muito forte. O David me dizia: ‘Minha mãe pode ter seus momentos de fraqueza, mas ela vai chorar no seu canto, distante de todos’. O que ela fez pela Kat foi muito bonito. Eu tinha de honrar. Não podia estragar”.

Conteúdo somente para assinantes. Por favor faça o login

Notícias Semelhantes