Identidade Indaiatubana 24/03/2017

por Eliana Belo

HISTÓRIA AMBIENTAL
Possibilidades Educativas
no Museu da Água

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992, destinado à discussão e conscientização sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
A História Ambiental, como tudo o que se refere ao meio ambiente, é relativamente nova e adveio de demandas que analisam a relação que o homem tem com a natureza, relação esta que sabemos ser demasiado predatória, com inúmeros impactos ambientais e mais do que isso, desastres ambientais como testemunhamos, estupefatos, em Mariana (MG) e que permanece impune, acontecendo agora, apenas nas esferas judiciais – enquanto milhares de pessoas ficam sem lugar para morar e mais do que isso, para sobreviver.
Segundo Gavira, “a História Ambiental pretende reunir conhecimento e metodologias próprias da pesquisa histórica para investigar as mudanças sociais e econômicas à luz das questões ambientais observando as várias formas de relação do homem com o mundo natural”. A relação do homem com o mundo natural não é uma área de estudo nova, pelo contrário, é antiga, mas antes o foco era outro: era exploratório, quase sempre o resultado do trabalho era aplicado do ponto de vista econômico. Agora é diferente: do ponto de vista educativo, busca-se a relação que o sujeito tem com a história ambiental para, a partir dessa interseção entre ele e o mundo natural que o rodeia, inclusive através de sentimentos e relações de pertencimentos, tentar superar essa relação predatória e transformá-la em preservacionista, respeitosa e sustentável.

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