Multivacinação em menores até 15 anos começa hoje (1º) nas UBS

Dia V da campanha ocorre em 16 de outubro em cinco unidades básicas de saúde de Indaiatuba

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba dá início à Campanha Nacional de Multivacinação em crianças e adolescentes menores de 15 anos, em todas as unidades básicas de saúde do município. O objetivo é atualizar a carteirinha de vacinação deste público.

Até o dia 29, de segunda à sexta, as salas de vacina nas unidades básicas de saúde estarão funcionando das 7h30 às 16h. A Campanha Nacional visa ações para oportunizar o acesso às vacinas, tal como atualizar a carteira de vacinação do jovem e consequentemente aumentar as coberturas vacinais, contribuindo assim para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis nas crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

As doenças imunopreveníveis, são doenças que podem ser evitadas com a vacinação, como por exemplo: Caxumba, Dengue, Doença Pneumocócica, Doença Meningocócica, Gripe, Hepatite A ou B, Herpes Zoster, HPV, Sarampo, Varicela, entre outras.

A secretária Adjunta e médica, Dra. Heloísa Salatino comentou sobre a importância da conscientização dos pais para que a imunização dos filhos fique sempre atualizada. “As doenças imunopreveníveis são doenças que existem no cotidiano e que nós, como Secretaria de Saúde, temos a vacina para combater. Sem a proteção dessas vacinas, o organismo da criança e do adolescente fica suscetível ao contágio, complicações e em casos graves, podem chegar ao óbito. É muito importante manter a carteirinha de vacinação dos filhos em dia e atualizada”.

Dia V – 16 de Outubro
O Governo do Estado de São Paulo, definiu a data para 16 de outubro em todas as cidades, como o Dia V (Dia de Mobilização Nacional) desse público menor de 15 anos que necessita de atualização vacinal. Em Indaiatuba a vacinação ocorrerá nos seguintes locais: UBS 2 – Cecap, UBS 4 – Jd. Morada do Sol, UBS Camargo Andrade, UBS 9 – Centro e UBS Campo Bonito. As UBS funcionarão neste dia, das 9h às 16h. Para auxiliar as equipes da Secretaria Municipal de Saúde, os alunos do curso de medicina da Faculdade Unimax Indaiatuba, durante a semana, estarão realizando, na sala de espera das unidades básicas de saúde, uma conversa com os pacientes, sobre a importância da Campanha Nacional de Multivacinação. Para atualizar a carteirinha de vacinação da criança e do adolescente com menos de 15 anos, é necessário se deslocar até a unidade básica de saúde de referência portando a documentação do responsável e da criança, além da carteirinha de vacinação do mesmo. As salas de vacina ficam abertas das 07h30 às 16h, nas UBS, de segunda à sexta-feira, exceto feriados.

Notícias Semelhantes