Photo Credit To Reginaldo Azevedo - Raphoto

Festival Internacional de Dança começa nesta sexta-feira em Indaiatuba

26º Passo de Arte será de 6 a 15 de julho e reunirá mais de 3,5 mil bailarinos brasileiros, sul-americanos e mexicanos

O 26ª Passo de Arte Internacional agitará a cidade de Indaiatuba (SP) nas próximas semanas já que será o destino de bailarinos de todas as regiões do Brasil e de países como Paraguai, Argentina e México. A competição acontece no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), de 6 a 15 de julho, e engloba apresentações de variados estilos de dança desde o ballet clássico ao hip hop, workshops com professores de renome nacional e internacional e um palco externo com uma programação com intuito de popularizar a arte da dança.
Nos 10 dias de apresentações serão aproximadamente 150 companhias participantes, sendo cerca de 500 solistas que se apresentarão no período da tarde e 400 coreografias de grupos encantarão o público na programação noturna, totalizando cerca de 3,5 mil bailarinos brasileiros, paraguaios, argentinos e mexicanos.
As coreografias apresentadas serão analisadas e pontuadas por uma comissão julgadora formada por Stela Antunes, Cintia Martin, Amalia Machado, Juliana Garcia, Edy Wilson, Cassi Abranches, Matheus Brusa, Anselmo Zolla, Edson Santos, Jonatam Pikolé, João Wlamir, Beatriz de Almeida, Cicero Gomes, Raul Candal, Iñaki Urlegaza, Luca Masala, Carol Pagano, Sofia Marques dos Santos, Shoko Nejime e Nene.
Os melhores dançarinos serão contemplados com troféus, medalhas e premiações em dinheiro, totalizando R$35 mil, e serão entregues dois prêmios Toshie Kobayashi/Só Dança, um ao melhor bailarino da competição e outro à melhor bailarina. Além disso, o júri indicará estudantes e professores para o Passo de Arte MOVE- International Summer Course 2019 com bolsa de estudos integral, e um estudante será agraciado com 100% de bolsa de estudos no Congresso Internacional de Jazz Dance 2019, que acontecerá em Indaiatuba.
Durante o 26º Passo de Arte Internacional, a cada noite um grupo convidado se apresentará ao público, e na sexta-feira, 6 de julho, a abertura do festival será realizada pelos bailarinos da Galpão 1 Erika Novachi Grupo de Dança com uma coreografia assinada por Ruben Terranova e a bailarina e coreógrafa Erika Novachi, reconhecida no cenário do jazz dance brasileiro.
E encerrando o festival, a Noite de Gala se iniciará com um momento de homenagem a bailarina e coreógrafa Ivonice Satie, que faleceu há 10 anos vítima de um câncer, e que muito contribuiu com a dança brasileira e com o Passo de Arte. Durante sua carreira, Ivonice integrou o elenco do Ballet du Grand Théatre de Genève como bailarina e assistente de coreografia e foi diretora artística do Balé da Cidade de São Paulo.
Em 1983 ganhou o 1º Prêmio Hors Concours no 7º Concurso Internacional de Coreografia em Nyon, na Suíça, com o dueto Shogun. E homenageando-a, esse mesmo dueto será apresentado pelos bailarinos Luis Fernando Pereira Rodrigues, da Estação Cultura de Artes de Porto Feliz, e Jonatas Santana, da IOA de Jundiaí. A direção e ensaios será de Anselmo Zolla.

Conteúdo somente para assinantes. Por favor faça o login

Notícias Semelhantes