‘Espaço Avançar’ dá início as atividades

Educação reuniu familiares dos atendidos para apresentação

Fotos: Giuliano Miranda – RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba iniciou na segunda-feira (5), juntamente com o ano letivo da Rede Municipal as atividades do ‘Espaço Avançar”. O local assegura um novo modelo para atendimento integrado e multidisciplinar aos autistas do município. A proposta conta com a ampliação de atividades que propiciam o desenvolvimento motor e social dos assistidos, atendimento escolar e terapêutico. Situado na Emeb Profa. Elvira Maria Maffei, no Jardim Rêmulo Zoppi, o local passou por reformas, adequação de espaço e tem capacidade para atender até 40 alunos na escola e até 200 usuários com espectro autista na parte ambulatorial.
O Espaço Avançar é equipado com quatro salas de aula; quatro consultórios; uma sala sensório-motora; uma sala de estimulação precoce; uma sala casa pedagógica; uma sala de oficina pedagógica multidisciplinar e compartilha uma piscina e uma quadra poliesportiva da Secretaria de Esportes. O horário escolar será das 8h às 12h e das 13h às 17h e o horário de atendimento da saúde será das 7h às 17h, por meio de agendamento.
A Rede Municipal de Educação trabalha com a inclusão e na rede regular são atendidos cerca de 90 autistas, os alunos direcionados ao ‘Espaço Avançar’ são casos severos, que necessitam de atendimento especializado. Já no setor ambulatorial, os atendimentos são encaminhados pelo SUS, pela rede regular de ensino ou qualquer laudo de autismo que seja morador de Indaiatuba. Os atendidos participarão de atividades como: esportes coletivos, atividades recreativas na piscina, aulas de música e artes.
A equipe multidisciplinar é formada por professores especializados. Na escola, as salas são divididas com no máximo seis alunos com um professor e um auxiliar de desenvolvimento educacional. A proposta pedagógica é baseada no currículo funcional, que são voltados para habilidades que os alunos têm e visam melhorar o desenvolvimento. De acordo com a gestora do Espaço Avançar, Renata Furlan, o trabalho é focado em melhoria das atividades de vida diária e independência. Na parte ambulatorial a equipe é formada por: uma médica psiquiatra; uma médica da família com especialidade em nutrição e ortomolecular; uma terapeuta ocupacional; um fonoaudiólogo; um fisioterapeuta; um psicólogo e uma assistente social. Quando a criança chega passa por uma avaliação de todos os setores da saúde para ver a necessidade de cada usuário.

local fica na Emeb Profa. Elvira Maria Maffei, no Jd. Rêmulo Zoppi

local fica na Emeb Profa. Elvira Maria Maffei, no Jd. Rêmulo Zoppi

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