Photo Credit To jornal exemplo®

Empresa se fortalece no cenário internacional

Ana Carolina Lahr

A HotFlowers é um exemplo de empresa que nasceu em Indaiatuba e no município encontrou forças para se destacar mundo a fora. Apesar de não se enquadrar na Lei de Incentivos Fiscais do município, Edvaldo salienta os benefícios da instalação em Indaiatuba: “Estamos próximos à capital e ao aeroporto, contamos com um distrito industrial de fácil acesso e a qualidade da mão de obra é muito boa, além de que a qualidade de vida do funcionário é exemplar. Se aqui estamos sentindo os efeitos da crise, imagino em outros locais, que não oferecem essa estrutura”.
Fundada em Indaiatuba no ano de 2003, a HotFlowers é considerada hoje a maior fabricante de produtos eróticos da América Latina. Mas, se em 2015 a expectativa de crescimento era animadora mesmo mediante a queda de 1% do PIB brasileiro esperada pelo FMI, o ano de 2016 representou um momento de mudanças estratégicas para a empresa.
Dos 315 funcionários contratados no início de 2015, ela conta hoje com 170. A retirada de alguns produtos de linha e a automatização de alguns setores preencheu os buracos em tempos de crise.
Como estratégia, o investimento no mercado estrangeiro ganhou destaque. “Até 2013 não me preocupava muito em relação à exportação porque no mercado nacional você produzia e ele absorvia, continua em expansão. A partir de 2014, começamos a sentir o país sendo desacreditado e o efeito foi devastador”, revela Edvaldo Bertipaglia, diretor-fundador da empresa.
O processo de internacionalização teve início em 2015, mas em 2016 que o investimento na exportação ganhou força com a instalação de dois Centros de Distribuição internacionais: um na Colômbia, que atende a América Latina; e outro em Orlando, nos Estados Unidos.

Conteúdo somente para assinantes. Por favor faça o login

Notícias Semelhantes