Comunidade Bahá’í da cidade se prepara para comemorar nascimento do Fundador

Evento será realizado na sexta-feira, dia 20, às 19 horas no Auditório da Câmara Municipal

No ano de 2017, comemora-se no mundo inteiro o bicentenário do nascimento de Bahá’u’lláh – Fundador da Fé Bahá’í – considerado por milhões de pessoas das mais diversas procedências religiosas, culturais e étnicas o precursor de uma era de paz, justiça e unidade entre as nações, como resultado do esforço coletivo da humanidade. Uma comunidade mundial unida e diversa, a comunidade mundial bahá’í está presente em todo o mundo, incluído Indaiatuba.
A comunidade Bahá’í de Indaiatuba prepara evento para comemorar o Bicentenário de Bahá’u’lláh, que será realizado na sexta-feira, dia 20, às 19 horas no Auditório da Câmara Municipal, Rua Humaitá, 1.167, com entrada franca. O evento contará com a apresentação do Coral Cidade de Indaiatuba da Secretaria Municipal de Cultura, com regência da maestrina Áurea Ambiel, também acontecerá a premiação do concurso de desenho realizado com as crianças da Organização Assistencial Bolha de Sabão com o tema ‘Unidade na Diversidade’.
A necessidade atual e urgente da humanidade é encontrar uma visão unificadora. Há 200 anos, Bahá’u’lláh surgiu em um contexto de expectativa messiânica em que diferentes movimentos religiosos de todas as partes do mundo aguardavam a chegada do Prometido. Nascido na Pérsia, atual Irã, em 1817, Bahá’u’lláh assegurou que a humanidade, tendo passado pelo estágio da infância, avança para a sua maturidade coletiva. As mudanças revolucionárias e profundas que ocorrem atualmente são características desse período de transição. Pensamentos, atitudes e hábitos de estágios anteriores estão sendo descartados e novos padrões de pensamento e ação que refletem sua iminente maturidade estão criando raízes pouco a pouco.

A necessidade atual e urgente da humanidade é encontrar uma visão unificadora

Bahá’u’lláh comparou a humanidade ao corpo humano: um sistema complexo, diverso em seu interior, organicamente interdependente, dinâmico e vivo. É chegado o tempo de toda a humanidade reconhecer o laço profundo que a conecta, reconciliar suas diferenças e unir-se como um só povo. Para isso, a necessidade atual e urgente da humanidade é encontrar uma visão unificadora do futuro da sociedade, da natureza da vida e do seu propósito. Tal visão é descrita nos escritos de Bahá’u’lláh.

Comunidade
A vida e os escritos de Bahá’ú’lláh cativaram e exerceram tamanha atração entre Seus contemporâneos que milhares deles deram suas vidas por Ele e se encarregaram de expandir Sua Causa por todos os continentes. Hoje, ao se cumprirem 200 anos de seu nascimento, a Fé de Bahá’ú’lláh está presente em todo o mundo e abarca 2,1 mil grupos étnicos que compõem a comunidade universal mais diversa do planeta. Seus escritos e missão são cada vez mais conhecidos em todo o mundo. Milhares de pessoas eswtão aprendendo a aplicar Seus ensinamentos em suas vidas e comunidades para contribuir para a melhora do mundo.

Brasil
O país conta com mais de 70 mil bahá’ís das mais diversas origens. No Brasil, os ensinamentos de Bahá’ú’lláh têm conquistado a imaginação e a lealdade de milhares de brasileiros desde 1921. Hoje, a comunidade brasileira conta com mais de 70 mil bahá’ís das mais diversas origens sociais, religiosas e étnicas.
Lado a lado com amigos e organizações de pensamentos afins, os bahá’ís buscam criar e fortalecer comunidades que carreguem a semente de um novo tipo de sociedade baseada na cooperação e na reciprocidade. O que os une é a crença na unicidade da humanidade e a determinação de contribuir para a construção de uma sociedade justa.
Nesse processo é dada ênfase especial à educação e ao empoderamento espiritual das crianças, dos jovens e dos adultos que desejem contribuir para a melhora da sociedade. Além disso, promovem-se espaços de oração e consulta, em uma dinâmica de aprendizado e apoio mútuo.
Mais informações sobre o Bicentenário de Bahá’u’lláh, podem ser adquiridas pelo site www.bahaullah.org.br.


Alguns princípios

• A unidade de todos os homens, independente de sua origem, religião, raça, classe ou cor.
• Educação obrigatória universal e um idioma universal.
• A base de todas as religiões é uma só, a de reconhecer Deus e servir Sua Causa.
• A religião deve ser causa de unidade entre os homens.
• A religião deve estar de acordo com a ciência e a razão.
• Igualdade de direitos entre homens e mulheres.
• Eliminação de preconceitos de qualquer espécie.
• Paz Universal – Paz entre os governos, as raças e nações.
• Uma solução espiritual do problema econômico.
• Um Tribunal Universal, capaz de resolver as disputas internacionais.
• A livre pesquisa da verdade.

 

Foto Divulgação

Notícias Semelhantes