COLUNA – Psicopedagogia em uma escola reflexiva

03 - coluna clínica raia - Maria Lucia2

MARIA LUCIA SANTOS
DE MELO

Pedagoga/Psicopedagoga
Especialista em Educação Especial

 

 

 

O papel da psicopedagogia perpassa o âmbito escolar, ela se faz necessário não apenas na escola, mas sim na vida social da população, de uma maneira que muitas das vezes é confundida com uma ‘aulinha’ ou mesmo como reforço escolar. A atualização desse item é uma aliada na composição de novos caminhos para a melhoria da aprendizagem daqueles que têm dificuldade, seja qual for o motivo, seja de fundo emocional, do modo como é ensinado ou pela maturação do cérebro.
Toda escola hoje em dia, recebe crianças que têm alguma dificuldade, seja ela deficiência intelectual, transtornos ou mesmo uma dificuldade mais acentuada comparando com seus pares, nessas horas não é o momento de descabelar, e sim traçar metas, em primeiro lugar é necessário fazer uma avaliação diagnóstica, uma sondagem para avaliar o que esse educando já sabe fazer; pronto, esse é o ponto de partida.
Tudo deve ser levado em consideração, sua idade, suas habilidades, coordenação motora, sua fala, trocas, enfim, a avaliação será o norte para a vida acadêmica do educando e educador, a partir daí metas deverão ser traçadas, um currículo deverá ser adaptado, assim os objetivos com esse aluno serão mais fáceis de serem conquistados.
Quando a figura do psicopedagogo se faz presente na escola, essa pode ser uma parceria muito importante, uma vez que escola e profissionais se juntam, a vida escolar de qualquer aluno pode ser um pouco mais leve. A visão da escola e dos educadores frente aos alunos com dificuldades, devem ser pautadas em uma visão reflexiva e transformadora. A família não pode ficar de fora, deve ser incluída nesse processo do ensino e aprendizagem.
A escola é o local onde recebe inúmeras queixas dos alunos e até mesmo dos pais sobre o não aprender, alguns sintomas também, portanto o olhar do professor deve ser aguçado. Nessa situação o psicopedagogo, por meio de um olhar clínico, fará uma avaliação e se for necessário irá fazer a intervenção das dificuldades pautadas no diagnóstico, e se for o caso, o aluno será encaminhado para outros profissionais.

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