Colégio Rodin de Indaiatuba será um dos locais da prova do Enem 2015

O Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), obrigatório para os concluintes do Ensino Médio e porta de entrada para algumas das principais faculdades e universidades do país, terá suas provas realizadas nos próximos dias 24 e 25/10 e o Colégio Rodin, de Indaiatuba (SP), está confirmado como um dos 1.700 locais de aplicação do exame.

No dia 24/10, a avaliação começará às 13h30, com duração de 4 horas e meia e os portões da escola se abrirão às 12h, fechando uma hora depois, às 13h, sem nenhuma tolerância. No dia seguinte, os horários serão os mesmos, mas a duração será de 5 horas e meia.

É preciso que o estudante esteja com o cartão de confirmação da inscrição no Enem em mãos e um documento de identificação original com foto. Para o preenchimento do exame, somente será permitido o uso de caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente (confira, abaixo, dicas úteis, além do que não fazer durante o Enem).

Segundo dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), até o momento, mais de 8,4 milhões de candidatos já estão inscritos para as provas do Enem 2015.

Mas, diante de tamanha importância da avaliação e suas especificidades, qual é a melhor forma de se preparar e como manter a calma diante do desafio?

Professores do Colégio Rodin dão dicas úteis sobre estudos e preparação antes do Enem. Marcelo Canela, diretor-geral, orienta sobre a importância de uma alimentação balanceada e leve antes da execução do exame.  “Deve-se evitar a ingestão de alimentos pesados e gordurosos, pois isto pode atrapalhar a realização da prova, fazendo com que o aluno precise se levantar diversas vezes para tomar água, por exemplo”, comenta.

A alimentação durante o teste também deve ser adequada, assim como o participante se manter hidratado e ter tido horas suficientes de sono na véspera, frisa o diretor-geral. “Os candidatos devem levar água e barrinhas de cereal. Dormir bem é muito importante, pois, naturalmente, faz com que aumente o desempenho na prova”.

E sobre estudar dias antes da data das avaliações? Ajuda ou atrapalha? O professor Benê Silva, diretor pedagógico do Colégio Rodin, explica que revisar pode ajudar, mas não há como querer absorver, em apenas alguns dias, todo o conteúdo estudado ao longo dos anos. “Faltando duas semanas para o Enem, o aluno pode encontrar na internet um mapa da distribuição das áreas do conhecimento e quais são os assuntos de cada componente que cai no exame. Ele pode verificar essa estatística dos assuntos mais recorrentes e confrontar com os temas que domina mais, ou menos. Assim, dá tempo de rever, lapidar e conseguir acertar cinco ou dez questões a mais do que acertaria sem fazer essa revisão”, fala.

O professor Ricardo Posso aconselha os estudantes a começarem a resolver a prova pelos assuntos com que têm mais afinidade. “É importante que gastem mais energia fazendo aquilo em que são bons, pois, com certeza, terão um resultado melhor. Já aquilo em que não têm tanta facilidade deve ser deixado por último”, frisa.

Preparar-se com antecedência, para que não haja imprevistos, é outra dica de ouro, na opinião dos professores. “Recomendo aos candidatos que saibam o local da prova e que cheguem, pelo menos, uma hora antes do início do exame, para que não ocorram imprevistos como, por exemplo, perder o ônibus, quebrar o carro ou errar o caminho”, diz o professor Marcelo Teixeira.

O Colégio Rodin está localizado na Rua Padre Anchieta, 484, Jardim Pau Preto, em Indaiatuba. Mais informações sobre a escola podem ser obtidas pelo telefone: (19) 3392-6008, site: www.colegiorodin.com.br ou Facebook: www.facebook.com/colegiorodin.

 

Acompanhe as principais dicas dos professores:

  • No dia do exame, opte por uma alimentação balanceada e leve. Hidrate-se bem e leve água e barrinhas de cereal para o local da prova.
  • Durma bem na véspera do teste. Isto certamente contribuirá para o seu desempenho.
  • Revise o conteúdo, aumentando suas chances de êxito nas questões. No entanto, não ache que isso irá fazer com que absorva, em apenas alguns dias, todo o conteúdo estudado ao longo dos anos!
  • Comece a prova resolvendo as questões das áreas de conhecimento com as quais tem mais afinidade e deixe as demais por último. Isto potencializará os seus resultados.
  • Prepare-se com antecedência e evite imprevistos para não ficar nervoso ou, até mesmo, correr o risco de perder a prova.

O que não fazer durante o exame*:

ü  Realizar qualquer espécie de consulta ou comunicar-se com outros participantes;

ü  Portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, iPods®, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

ü  Utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.

ü  Portar armas de qualquer espécie, ainda que detenha autorização para o respectivo porte.

ü  Ausentar-se em definitivo da sala de provas, antes de decorridas 2 (duas) horas do início da aplicação do exame.

ü  Receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do exame ou de outro participante.

 

*Fonte: Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

 

Notícias Semelhantes