Cidade ganha em qualidade de vida

Parque da Criança, Museu da Água e Barragem do Mirim, os novos cartões-postais de Indaiatuba

Foto Eliandro Figueira – RIC/PMI

No Dia das Crianças Indaiatuba ganhou mais um Espaço de Lazer e Entretenimento. Concebido na Administração passada, o Parque da Criança foi inaugurado pelo prefeito Nilson Alcides Gaspar (PMDB). O local é voltado inteiramente à diversão infantil, que deve estar acompanhado por adultos durante a permanência no local.
Uma das atrações do Parque é a parte molhada, o toboágua que tem 60 metros de comprimento. O complexo aquático conta com quatro escorregadores que conduzem a uma piscina que mede 10mx14m de área, e um metro de profundidade. A altura mínima exigida para o uso do toboágua é de 1,20m.
Além dessa atração, a parte aquática conta ainda com uma lâmina de água medindo 30mx50m de área e 30 centímetros de profundidade, com escorregadores em formato de animais, cachoeira com balde gigante, chuveirões em formato de cogumelos, bengalas e esguichos de água por todos os lados, o que garante a alegria da criançada nos dias de forte calor.
Uma das grandes atrações do Parque é a Tirolesa, que também fica na área dos quiosques. O brinquedo chama a atenção pela sua capacidade de entreter a todos pela emoção e é livre para uso de adultos e crianças. Quem se aventurar na tirolesa, poderá desfrutar de uma aventura inigualável, em uma distância de 130 metros de comprimento que atravessa o lago do Parque Ecológico no sentido do Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), onde foi construída uma ponte. O peso máximo permitido no equipamento é de 120 quilos.

 

Sucesso Total
No mês de novembro o Parque da Criança recebeu cerca de 14 mil visitantes no primeiro mês de funcionamento. Agora a expectativa é que esse número cresça ainda mais, pois o lugar foi inaugurado ainda no período de aulas e de provas. A procura é maior nos finais de semana, principalmente no Parque Aquático, que recebeu 1.612 visitantes no período.
Até o dia 13 de novembro a Prefeitura já registrou 23.674 cadastros para a utilização do Parque Aquático. Esse número inclui crianças e adultos responsáveis. A Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente, que é responsável pela manutenção do serviço, espera que a parte molhada do Espaço de Lazer trabalhe com a capacidade máxima de público nos meses de dezembro e janeiro, com as férias escolares.
O horário de funcionamento é de quarta a sexta-feira, das 8h às 18h, inclusive aos feriados, e aos sábados e domingos das 8h às 19h. Durante o horário de verão, o funcionamento será das 8h às 19h. Já o acesso ao Parque Aquático será dividido em dois períodos, de manhã das 9h às 12h, e à tarde das 13h30 às 16h30. O agendamento será feito por faixa etária para não misturar crianças de 0 a 11 anos com crianças de 12 a 15 anos.
O atendimento para fazer a carteirinha acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, exceto em horários reservados à realização de exame. O cadastro e o agendamento da visita devem ser realizados no site da Prefeitura – www.indaiatuba.sp.gov.br/parque-da-criança/

 

_______________________________________

 

‘Parque do Mirim’

14 - abre - Mirim

Cidade irá ganhar mais um Parque Ecológico

Foto Divulgação/ Saae

O novo Parque Ecológico que o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), está construindo no entorno da Barragem no Rio Capivari-Mirim, quando concluído será um espaço destinado ao lazer da população e grupos agendados, além de espaço para estudo do meio ambiente.
As áreas de convívio com quiosques, academia para a terceira idade, fonte interativa, playground, deques de pesca, mirante, quadra de futebol society e de areia serão uma nova opção de lazer em família.
Nestas áreas os visitantes terão informações sobre o meio ambiente local, através de painéis educativos, com informações sobre fauna, flora, ictiofauna, piracema, conservação e agressões ao meio ambiente, mata ciliar, bacia hidrográfica do Rio Capivari-Mirim e resíduos sólidos. Em cada painel haverá um QR Code e instruções para se acessar um espaço virtual com conteúdo multimídia sobre o conteúdo apresentado no parque, visando a conscientização para a questão da importância de preservar o meio ambiente.
A Barragem do Mirim tem recebido várias manifestações desde sua criação, mostrando o interesse das empresas, associações e munícipes pela preservação do meio ambiente e na compreensão da importância de um recurso essencial como a água. Nas margens do reservatório, está sendo construído um novo Parque Ecológico que terá pista de caminhada, quiosques, campos, academia, fonte interativa, playground e um observatório.

14 - abre - Mirim 2

Foto Eliandro Figueira

 
Este parque terá em suas áreas de convivência informações sobre o meio ambiente local através de painéis educativos, com informações sobre fauna, flora, ictiofauna, piracema, conservação e agressões ao meio ambiente, mata ciliar, bacia hidrográfica do Rio Capivari-Mirim e resíduos sólidos. Será um espaço que além de seu caráter recreativo será usado para a conscientização dos munícipes e visitantes para a importância da preservação do meio ambiente.
A Barragem do Mirim e do novo Parque Ecológico é um projeto que nasceu em 1998, e de acordo com o Prefeito Nilson Alcides Gaspar (PMDB), a ida dele para o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) foi para que o projeto pudesse ter andamento e ser concluído. Em entrevista ao Jornal Exemplo® ele disse que com o Museu da Água não foi diferente, a ideia surgiu em um passeio, no local onde foi construído o espaço. A ideia de criar o Parque da Criança é antigo e surgiu quando o Prefeito Nilson Gaspar, ainda era secretário de Urbanismo.

 

_________________________________________

 

Museu da Água

14 - abre - Museu Agua

Preservação e conhecimento em um só lugar

Foto Divulgação/ Saae

O município de Indaiatuba é pautado pelo desenvolvimento sustentável e pela adoção de Políticas de Educação Ambiental integradas ao Calendário escolar dos estudantes indaiatubanos. Com isso, no dia 30 de abril de 2016 a cidade ganhou mais um espaço reservado ao conhecimento e preservação. Nesta data foi inaugurado o Museu da Água, que recentemente foi reconhecido pelo Programa Município Verde Azul, como uma instalação modelo de sustentabilidade, pois, sua construção é totalmente acessível e integrada ao ambiente que o cerca.
O Museu da Água de Indaiatuba foi construído visando a conscientização sobre a importância da água e vem se tornando uma referência em Educação Ambiental, atraindo visitantes de cidades da nossa região. Uma construção moderna que valoriza os recursos hídricos através de atividades ambientais e pedagógicas, um espaço que alia ciência, tecnologia e história com instalações interativas que contam a história da água em Indaiatuba e sua importância.
Desde sua inauguração, já recebeu mais de 90 mil pessoas, entre grupos escolares, visitantes e alunos da Rede Municipal de Ensino através do Programa ‘Na Trilha das Águas’, que desde 2009 já atendeu mais de 24 mil crianças e é uma parceria entre o Saae e a Secretaria Municipal de Educação.
O Museu está localizado em um marco histórico da cidade, a Represa de Captação do Cupini, a primeira captação de água do município, que abastece a cidade desde 1937. A visitação é orientada por monitores e tem início no Auditório com a projeção do vídeo de acolhimento que prepara o visitante para as experiências que o aguardam.
Fechando a visita, um passeio pela trilha dá ao visitante a real ideia da importância de preservar a mata ciliar. A mata é uma das poucas florestas com remanescentes de Mata Atlântica e Cerrado no Estado. Ao término da visita da Trilha está localizada uma área com diversos painéis, com informações sobre a hidrografia de nossa região.

Salas
A Sala de Exposição permitem a interação do visitante, as atrações desta sala serão temporárias, assim o Museu estará sempre se reinventando, e o visitante poderá periodicamente ter acesso a novas informações. Projeções, áudios e vídeos levam o visitante a recordar as sensações que a água provoca em cada um.
Na sala histórica é possível conhecer a história do Saneamento Básico e da distribuição de água na cidade de Indaiatuba. Nela há um acervo com diversas peças que foram usadas pelo Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) desde sua criação em 1968 além de um acervo digital com fotos, vídeos e testemunhas apresentam a cidade desde 1915 até os dias atuais.

Exposição
Até fevereiro de 2018 o Museu recebe a exposição “A Arte dos Dioramas – Quando o Lixo se Transforma em Arte”, do artista Bira Toledo que mostra cenas de filmes e momentos da história, através de esculturas usando materiais recicláveis em sua construção.
O Museu fica aberto de terça-feira a domingo e feriados, das 9h às 16h, com permanência até as 17h. Visitas monitoradas e em grupos ocorrem de terça a sexta-feira com agendamento prévio através do e-mail contato@museudaagua.sp.gov.br, ou pelo telefone (19) 3834-9433. Endereço: Rua do Museu, 205 – bairro Tombadouro – Site: www.museudaagua.sp.org.br.

 

 

Notícias Semelhantes