Alunos da Fiec estão no projeto Rejuvenascente

Da Redação

A Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) em parceria com o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), realizaram na quarta-feira (28), uma série de palestras envolvidas no projeto Rejuvenascente e o emplacamento na nascente da Chácara Vale do Sol, situada na Rua José Escodro Sobrinho.
O projeto trata-se de um estudo das nascentes do município de Indaiatuba, desenvolvido pelos alunos dos cursos técnicos de Meio Ambiente e Química, sob o comando da professora Simone Santos Siqueira, que foi a primeira a ministrar uma palestra para os 60 alunos presentes no auditório do Saae com o tema: Rejuvenascente – Projeto da Fiec. Em seguida, foi a vez de Marco Antônio Secco que explicou a atuação do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema); depois Juliano Rufini, do Saae, falou sobre o Município Verde/Azul e, fechando o ciclo de palestras, Ildo Dias ressaltou a importância da Recuperação das Nascentes.
Finalizando, houve o emplacamento que contou com a presença do vereador João de Souza Neto, o ‘Januba’.

Meio Ambiente
Alunos de Meio Ambiente realizaram atividades como a visita de campo, imagens das nascentes, relatório de visita técnica nas nascentes contendo os parâmetros analisados da qualidade ambiental das nascentes, incluindo as informações das nascentes e pesquisa no Plano Diretor Municipal, Plano Municipal de Saneamento Básico, respondendo ao que é legalmente pontuado no Índice de Efetividade de Gestão Municipal e no Programa Municipal VerdeAzul.

Química
Os alunos de Química foram os responsáveis pelas análises das amostras de água das nascentes tendo os parâmetros para a análise da qualidade química e ambiental das nascentes, através de análise sensorial e perceptiva considerando a coloração aparente, o odor da água, o lixo no entorno, os materiais flutuantes, a presença de espuma e óleos, o esgoto, a vegetação, a presença de animais, o uso por seres humanos etc.

Doação de sangue
A Prefeitura por meio da Fiec, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp (Hemocentro), realizaram no sábado (31), a campanha mensal de doação de sangue. Compareceram 180 doadores, sendo que foram coletadas 134 bolsas, 43 pessoas consideradas inaptas ao ato, 66 doadores compareceram pela primeira vez e houve três desistências. Segundo o Hemocentro, Indaiatuba é considerada uma das cidades mais importantes no que se refere à coleta de sangue, já que tem 80% de doadores assíduos e conta com uma divulgação contínua de incentivo.

Notícias Semelhantes