3ª Mostra de Artes Cênicas acontece

Apresentações ocorrem no Ciaei, Piano, ruas e praças do município; Cursos são gratuitos

Da Redação / Foto Divulgação

Promovida pela Secretaria de Cultura a 3ª Mostra de Artes Cênicas acontece de 3 a 26 de novembro. As apresentações serão alocadas na Sala Acrísio de Camargo (Ciaei), no Novo Centro Cultural Morada do Sol (Piano), em ruas e praças do município. A Mostra reúne espetáculos de grupos Estudantis e de Rua sediados em Indaiatuba, selecionados e/ou convidados, nos seguintes formatos: Mostra Estudantil; Mostra de Grupos de Indaiatuba e Mostra de Espetáculos adultos e para crianças. Confira a programação abaixo.
Todos os inscritos foram avaliados pela Comissão de Seleção composta por Cristina Mutarelli, Roney Facchini e Cláudio Mendel, todos profissionais da área teatral. Os grupos selecionados, com exceção dos estudantis, receberão uma ajuda de custo que varia de R$ 1.700 a R$ 2.700 conforme a distância e localização dos participantes.

Classificados
Espetáculo: Mãe de UTI – Grupo Cia Cerne de Teatro de São João de Meriti/ RJ. Grupos de Indaiatuba e Teatro de Rua: Espetáculo: As Aventuras do Vaqueiro Benedito – Grupo Mamulengo Vagamundo; Espetáculo – Plástico para toda Obra – Grupo O Quintal de Fulana e Melão; Espetáculo: Brosogó, Militão e o Diabo Palhaço – Grupo de Palhaços Gandaiá; Peça: Borandá – Grupo Anankê; Peça: Gestos de Equilíbrio – Grupo Coletivo Fleuma; Peça: Tribobó City – Grupo Cia Teatral Valeu a Pena; Peça: A Proposta – Grupo Sléz; Peça: Bastidores em Cena – Grupo Enrolados; Peça: Delírio – Grupo: Em Conflito; Peça: Negócio de Família – Grupo: Fântaso; Peça: Bem Casados – Grupo: Os Atores.

 

 

• WORKSHOPS

PREFEITURA PROMOVE QUATRO ESTE MÊS

A Prefeitura promove quatro workshops gratuitos durante o mês de novembro. Os cursos agregam a Mostra de Artes Cênicas, que é realizada pelo terceiro ano consecutivo pela Secretaria de Cultura. A Mostra apresentará durante este mês 15 peças com entrada franca. As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail cultura@indaiatuba.sp.gov.br com as seguintes informações: nome do workshop; nome completo do aluno; data de nascimento / idade; endereço completo; e-mail; CPF e se participa de algum grupo artístico, colocar o nome. No dia do workshop todos os inscritos deverão se apresentar munidos do documento de identidade com foto. Confira a programação abaixo.

 

 

APRESENTAÇÕES

Dia 3: BORANDÁ – Grupo Anankê
Horário: 20h. Local: Novo Centro Cultural Morada do Sol. Classificação etária: Livre
Direção: Marli Lopes.
Borandá é composto por três sagas que expõem diferentes visões sobre o processo migratório, a partir dos personagens Tião Cirilo, João de Galatéa e Maria Délia. Reúne em um só espetáculo comédia, drama e lirismo, em uma narrativa que apresenta total semelhança com a vida de tantos brasileiros e brasileiras que cruzam e descruzam o chão deste país. Construída toda a partir de elementos de teatro narrativo, Borandá compõe um painel épico do homem e da mulher migrantes. Quatro atores e duas atrizes, com elementos mínimos de cena, respondem pelos inúmeros personagens que apresentam as três sagas.

 

Dia 4: MÃES DE UTI – Cia Cerne
Horário: 20h. Local: Novo Centro Cultural Morada do Sol. Classificação etária: 12 anos
Direção: Vinícius Baião. Autor: Vinícius Baião
A partir de relatos reais colhidos através de entrevistas realizadas pela Cia. Cerne com mães de prematuros extremos (bebês nascidos antes dos 6 meses), a peça aborda a fronteira entre a ficção e a realidade, as dores, angústias e alegrias pelas quais passam milhares de mulheres que diariamente vivem a experiência de fazer da UTI neonatal o seu lar enquanto acompanham seus bebês.

 

Dia 5: NEGÓCIO DE FAMÍLIA – Grupo Fântaso
Horário: 17h. Local: Sala Acrísio de Camargo, no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba.
Classificação etária: 16 anos
Direção: Márcio Guimarães. Autor: Tiago Marcon baseado na obra de Dejair Cardoso da Silva
Nessa comédia, uma família à beira da falência busca alternativa para ganhar dinheiro. As tentativas não dão certo e quando estão quase desistindo recebem uma proposta nada convencional e precisam decidir entre se conformar com menos ou se juntar com a vizinha e assumir um Negócio de Família.

 

Dia 10: A PROPOSTA – Grupo Sléz
Horário: 20h. Local: Novo Centro Cultural Morada do Sol. Classificação etária: 12 anos
Direção: Elias Raimundo dos Santos. Autor: Elias Raimundo dos Santos
A peça conta a história de um casal que já viveu um grande amor e hoje não passa de ódio e ressentimentos. Ele um homem ganancioso e persuasivo, ela não quer trabalhar e sua vida se resume em salão de beleza e academia. As coisas não estão nada fáceis para o casal, as contas chegando, as dívidas aumentando e nada de emprego.

 

Dia 11: PLÁSTICO PRA TODA OBRA – Grupo: O Quintal de Fulana e Melão
Horário: 10h. Local: Praça Dom Pedro II. Classificação etária: Livre
Direção: Naélia Forato e Rômulo Osthues. Autor: Naélia Forato e Rômulo Osthues
O espetáculo registra a importância de se valorizarem os materiais plásticos dando-lhes uma segunda oportunidade antes de seguirem para a reciclagem. Os palhaços dão funções novas e os usam como objetos de cena para promover a reflexão sobre o reaproveitamento, provocando o encantamento na plateia por meio da surpresa, estimulando o imaginário da mesma.

 

Dia 11: BROSOGÓ, MILITÃO E O DIABO PALHAÇO – Grupo de Palhaços Gandaiá
Horário: 11h. Local: Praça Dom Pedro II. Classificação etária: 10 anos
Direção: Fabio Pimenta. Autor: Patativa do Assaré
Esta peça une a arte da palhaçaria com a oralidade e a profundidade do cordel de Patativa do Assaré. Música, voz, corpo e objetos de um palhaço trovador dão vida a este causo e geram um espação de comunhão e de reflexão entre artistas e espectadores. O riso acompanha a história contada, mas ela trata de um tema sério.

 

Dia 11: SOMBRIO GÊMEAS – Cia Pinanbeba
Horário: 20h. Local: Novo Centro Cultural Morada do Sol.
Classificação etária: 12 anos
Texto: Alessandro Toller. Orientação Cênica: Luiz Fernando Marques
A garota e sua irmã. Estranheza, reconhecimento, repulsão, fascinação, a solidão acompanhada, a companhia que desencadeia a solidão. Somos a mesma pessoa o tempo todo? A garota e sua irmã são duas pessoas, buscando encontrar uma a outra, ou é a garota e seu duplo? O duplo que está ausente e presente ao mesmo tempo, o duplo que vira sua imagem, sua companhia, sua liberdade ou sua prisão. Quando acidentes ou coincidências acontecem, podemos não saber onde termina o nosso ser e onde começa o ser do outro.

 

Dia 12: BEM CASADOS – Grupo Os Atores
Horário: 17h. Local: Novo Centro Cultural Morada do Sol. Classificação etária: 12 anos
Direção: Moa Almeida. Roteiro: Moa Almeida
Bem Casados é uma comédia que conta a história de Vinicius um fotógrafo que tem ao seu lado desde infância, seu fiel amigo, Nicolas. Parceiros de bar eram tão inseparáveis que até nas enrascadas se metiam juntos, a cumplicidade era tamanha que até se casaram na mesma data. Com uma divertida história regada a várias emoções que o grupo aborda temas que envolvem casamento e amizade verdadeira.

 

Dia 18: GESTOS DE EQUILÍBRIO – Coletivo Fleuma
Horário: 20h. Local: Novo Centro Cultural Morada do Sol.
Classificação etária: Livre
Direção: Marcus Mazieri. Autor: Marcus Mazieri
Gesto: movimento do corpo, voluntário ou involuntário, que revela estado psicológico; expressão singular que se mostra em alguém ou em um semblante; maneira do humano de se manifestar; ação. ‘Gestos de equilíbrio’ é a exploração de um artista, através do seu complexo corpo-mente, do conceito de equilíbrio. Este estaria no movimento ou na imobilidade? Na horizontal ou na vertical? No interior ou no exterior? Na resposta ou na pergunta? Poderia o gesto revelar um estado além?

 

Dia 19: AS AVENTURAS DO VAQUEIRO BENEDITO – Grupo: Mamulengo Vagamundo
Horário: 16h. Local: Saguão da Sala Acrísio de Camargo.
Classificação etária: Livre
Direção e Roteiro: Antonio Augusto de Albuquerque Leitão
Conta as aventuras de um boiadeiro nordestino e sua esposa que está grávida. Todos os personagens da peça são bonecos que relembram a cultura nordestina. Benedito, Margarida e o boi estrela fogem da fazenda do Capitão João Redondo. Chegando à cidade buscam abrigo entre a população. O capitão os persegue e a todos que se colocam no caminho. A criança nasce entre lutas e celebrações.

 

Dia 19: TRIBOBÓ CITY – Cia Teatral Valeu a Pena
Horário: 17h. Local: Sala Acrísio de Camargo, no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba
Classificação etária: Livre
Direção e Roteiro: Bbeth Forini. Texto: Maria Clara Machado
A pacata Tribobó City está em festa. O prefeito acaba de anunciar a construção da tão sonhada estrada de ferro, mas uma misteriosa gangue de pistoleiros descobre ouro nas terras de Tribobó e essa valiosa descoberta vai mudar os rumos da cidade. Tudo isso com muito bom humor e muita música.

 

Dia 21: BASTIDORES EM CENA – Grupo Enrolados
Horário: 20h. Local: Sala Acrísio de Camargo. Classificação etária: Livre
Direção e Roteiro: Junior Grotto
Cansado das reclamações e atrasos dos integrantes de um grupo teatral, o diretor decide escalar os atores de acordo com o comprometimento dos mesmos, o que gera muito atrito e confusão entre eles após verem os personagens de cada um em Romeu e Julieta. Com improvisos, brigas e muita risada, cenas descontraídas seguem até que várias reviravoltas no enredo irão dividir o grupo entre os que querem e não querem se apresentar.

 

Dia 25: DELÍRIO – Grupo Em Conflito
Horário: 20h. Local: Novo Centro Cultural Morada do Sol.
Classificação etária: 14 anos
Direção: Lukas Menddes. Autor: Victor Braz
Uma loucura na praça mostra as confusões na vida de João Carrapato, um falso mendigo que no decorrer da trama desperta o preconceito social da parte de todos os outros personagens. No final da peça revela-se que João Carrapato é considerado o terceiro homem mais rico do planeta.

 

Dia 26: A BRUXINHA QUE ERA BOA – Grupo de Teatro da Secretaria de Cultura
Horário: 16h. Local: Novo Centro Cultural Morada do Sol.
Classificação etária: Livre
Direção: Gerê Canova. Autor: Maria Clara Machado
A peça conta a história da bruxinha Ângela, uma bruxinha diferente, que estuda na Escola de Maldades da Floresta: ela sempre se atrapalha ao tentar fazer maldades, ao contrário de suas colegas da Escola. Todas querem ganhar a fabulosa vassourinha a jato, prêmio para a bruxa mais malvada.

 

Dia 26: O ELIXIR – Cia Divas e Primos
Horário: 19h. Local: Sala Acrísio de Camargo. Classificação etária: 12 anos
Direção e Autor: Henrique Steve
A comédia escrita e dirigida por Henrique Steve gira em torno das trapaças criadas pela personagem Dadá excêntrica e trambiqueira, que deseja ganhar dinheiro fácil com a fórmula de um elixir fajuto de uma cigana que promete mudar a personalidade das pessoas.

 

 

PROGRAMAÇÃO

• 4 e 5 de novembro

Voz – Um Instrumento do Ator/Cantor com o Prof. Edmo Guimarães
Idade: a partir de 16 anos
Horário: das 10h às 13h – pausa para almoço – das 14h às 18h
A oficina propõe ampliar a compreensão do trabalho vocal relacionado à atuação prática do ator/cantor. A abordagem contará com elementos ligados à saúde e à produção vocal, trazendo a voz por meio de sensações corporais e a expressão vocal como um auto reflexo da intenção interior. Canto e voz falada serão subsidiados com técnicas para adequação a diferentes situações e concepções artísticas. O workshop é voltado para atores/cantores e interessados em conhecer os procedimentos de utilização da voz profissional/artística.
Edmo Guimarães: professor de canto e preparador vocal no Conservatório Dramático e Musical ‘Dr. Carlos de Campos’ de Tatuí/SP, atuando nas áreas de Artes Cênicas, MPB&Jazz e Canto Coral. É especialista em Voz pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo/SP, no curso de Fonoaudiologia. Desde 1989 se dedica ao estudo e à pesquisa da voz, tendo como fontes iniciais as Técnicas de Alexander e os exercícios tradicionais de postura e respiração do Canto Lírico. É triatleta e realizou, por meio desse esporte, uma experiência única acerca do mecanismo corporal e respiratório durante atividade física intensa, o que resultou na elaboração de exercícios corporais/vocais específicos, visando a adequação respiratória e a manutenção da voz profissional/artística. Em São Paulo foi professor de voz na Escola de Atores Wolf Maya e no CEM – Centro Experimental de Música – Sesc Consolação. Atualmente se especializa em Voz para Teatro Musical no Studio Marconi Araújo em São Paulo, onde também faz parte da grade de professores capacitados em Belting Contemporâneo.

 

• 18 e 19 de novembro

A Poesia do Ator (teórico – prática) com os Geraldos
Idade: a partir de 16 anos
Horário: das 9h às 13h – pausa para almoço – das 14h às 18h
O intuito da oficina, de conteúdo teórico-prático, é investigar alguns princípios da formação e do oficio do ator a partir de um cruzamento com tópicos da filosofia clássica. Da anatomia e cinesiologia do caminhar até as propriedades da imaginação e intuição, pretende-se experimentar o cruzamento entre pensamento e ação, em uma perspectiva de continuidade e integração entre formação e ofício do ator.

 

• 25 e 26 de novembro

Direção e Dramaturgia- Princípios do encenar com os Geraldos
Idade: a partir de 16 anos
Horário: das 9h às 13h – pausa para almoço – das 14h às 18h
Nesta oficina, trabalharemos com as noções gerais de direção e dramaturgia, bem como apresentaremos referências da evolução no tempo desses dois pilares da criação cênica. A partir desse estudo teórico-prático, faremos uma análise dos procedimentos de construções espetaculares ao longo da história do teatro, procurando compreender possíveis diálogos entre a busca pela linguagem da encenação e as diferentes formas de abordagem da dramaturgia.

 

• 27 de novembro a 3 de dezembro

O Palhaço Aprendiz: Uma Investigação da comicidade e o Objeto com Rodrigo Costa (Palhaço Bonanza)
Idade: mínimo 15 anos
Horário: das 18h30 às 23h
Uma Investigação da Comicidade e o Objeto irá apresentar aos participantes a máscara do palhaço buscando trabalhar seu potencial criativo. O trabalho inclui exercícios que visam despertar a presença, expressividade e comicidade do palhaço. Por meio de uma proposta prática os participantes irão investigar sua comicidade pessoal e a criação do palhaço a partir do trabalho com o objeto. Serão abordados exercícios técnicos do trabalho do ator e princípios elementares do teatro como o jogo e a improvisação. Voltado para aqueles que buscam uma experiência pelo viés da comicidade, a oficina possibilita um ambiente de descobertas do universo criativo do palhaço.
Rodrigo Costa é ator, palhaço e professor de teatro, bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade Estadual de Londrina em 2009. Como palhaço vem apresentando, desde 2009, o espetáculo ‘Seu Bonanza’, passando por Festivais e Mostras de Teatro e Circo. Atualmente integra como ator a Nossa Trupe Teatral e vem dando continuidade à sua pesquisa sobre na linguagem do palhaço, estudando o processo de formação do palhaço contemporâneo.

Notícias Semelhantes