A Prefeitura de Indaiatuba interrompeu, nesta quarta-feira (14), a captação de água do Rio Jundiaí após o Córrego das Tulipas, na cidade vizinha de Jundiaí, ser atingido por aproximadamente dois mil litros de corante derramado durante um acidente com uma carreta que transportava o material.
Além de deixar a água azul no córrego, o pigmento coloriu peixes e a plumagem de patos e gansos que vivem em um parque de Jundiaí cortado pelo córrego.

Indaiatuba
O corante não havia chegado (até a data de publicação do Jornal Exemplo não havia informações) ao trecho do rio em Indaiatuba, mas como o manancial é uma das fontes de abastecimento da cidade, a captação foi interrompida.
Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) de Indaiatuba, a interrupção da captação não causou problema para o abastecimento, já que o município também retira água de outros mananciais.
De acordo com a prefeitura, o Rio Jundiaí é usado esporadicamente para complementar a captação do município quando os reservatórios estão baixos.
O abastecimento geral é realizado principalmente pelo Ribeirão Piraí e outros cinco afluentes. São eles:
- Rio Capivari-Mirim
- Represa do Cupini
- Represa do Morungaba
- Córrego da Barrinha
- Córrego do Barnabé
O Saae informou ainda que, apesar do monitoramento local não identificar nenhuma alteração na água na região de Indaiatuba, o serviço segue coletando e analisando de tempos em tempos a água do rio. A Companhia Ambiental do Estado (Cetesb) também monitora a situação.
Ainda segundo o Saae, a capitação será retornada somente após o descarte se dissipar e a Cetesb autorizar.
Na cidade
O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) de Indaiatuba é uma autarquia municipal criada em 1968 e operacional desde 1970. Sua principal responsabilidade é garantir o abastecimento de água potável e o tratamento de esgoto para a população do município. A empresa produz diariamente cerca de 76 milhões de litros de água tratada, atendendo a 97,3% da população com água potável. Além disso, coleta 96,4% do esgoto gerado no município, sendo 100% desse volume tratado adequadamente.
O SAAE possui um laboratório de águas que realiza análises físico-químicas, microbiológicas e hidrobiológicas para garantir a qualidade da água fornecida. O laboratório é acreditado pela norma ABNT NBR ISO/IEC 17025.
Mananciais
O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) de Indaiatuba realiza a captação de água bruta para tratamento e abastecimento da população a partir de diferentes mananciais distribuídos estrategicamente pelo município. A principal fonte de captação é o Rio Jundiaí, de onde é retirada a maior parte da água que abastece a cidade. Além do Rio Jundiaí, o SAAE também utiliza mananciais subterrâneos, por meio de poços profundos, conhecidos como poços tubulares.
Outro ponto importante é a represa do Capivari-Mirim, que, apesar de não ser a principal fonte, também serve como reserva estratégica e ajuda na regulação da oferta hídrica.
A água captada passa por rigorosos processos de tratamento com etapas como coagulação, filtração, decantação, desinfecção e controle de pH.