As tarifas de pedágio das rodovias paulistas subiram desde a última terça-feira (1°). O reajuste foi autorizado pela Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo), que é um órgão do governo de São Paulo.
A publicação no Diário Oficial de São Paulo, de 24 de junho, informa que o reajuste médio para cada rodovia será de 5,32%, baseado na variação da inflamação medida pelo IPCA entre junho/2024 e maio/2025. Para a concessionária Tamoios, o reajuste será ligeiramente maior: 5,37%.

O texto afirma, ainda, que os novos valores foram aprovados na véspera por unanimidade pelo Conselho Diretor da agência.
Com base na tabela atual de preços publicada no site da Artesp, a comparação com os novos preços trazidos pelo Diário Oficial nas principais rodovias que chegam até a capital paulista e notou que em alguns casos os valores vão subir de 5,16% a 10,71% dos valores atuais cobrados pelas principais concessionárias do estado.
A Artesp informou que “os valores foram definidos com base nas regras contratuais de reajuste ordinário, além da aplicação de medidas cautelares da Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado (SPI), voltadas à mitigação de desequilíbrios econômico-financeiros em sete trechos concedidos”.
Os valores
Entre essas concessionárias estão as responsáveis pelos sistemas Anhanguera-Bandeirantes (AutoBan), Rodoanel Oeste, Anchieta-Imigrantes (Ecovias dos Imigrantes), Ayrton Senna-Carvalho Pinto (Ecopistas) e Rodovia dos Tamoios.
Para a Entrevias Concessionária de Rodovias S.A., o reajuste entrará em vigor a partir da 0h do dia 6 de julho de 2025, também considerando as regras contratuais e as medidas cautelares determinadas pela SPI. Os novos valores dos pedágios completos de todo o estado podem ser conferidos no Diário Oficial (clique aqui).
No sistema Anchieta-Imigrantes, da concessionária Ecovias, por exemplo, o valor do pedágio vai saltar dos atuais R$ 36,80 para R$ 38,70 (o valor é válido para ida e volta na rodovia). O aumento é de R$ 1,90, ou seja, acréscimo de 5,16% no atual valor.
No sistema Autoban (Anhanguera-Bandeirantes), o aumento mínimo é de R$ 0,50 e o maior foi de R$ 0,80, dependendo do trecho usado pelos motoristas.
O mais caro
O pedágio na Rodovia Santos Dumont (SP‑075) em Indaiatuba também foi atualizado nesta semana. O valor passou de R$ 18,10 para R$ 19,40, um aumento de R$ 1,30 (cerca de 7,2 %). Trata-se da tarifa mais cara de São Paulo e, provavelmente, do Brasil em termos proporcionais. O valor do sistema Anchieta-Imigrantes, em números absolutos, é o mais caro (R$ 38,70). Porém, como já informado, a tarifa vale ida e volta na estrada. O que significa R$ 19,35 por via. O pedágio de Indaiatuba custa R$ 19,40 – tanto na ida como na volta. Sendo assim, quem quiser ir de Indaiatuba a Campinas e depois retornar irá pagar R$ 38,80.
Queixas
Essa situação deixa boa parte da população da cidade de Indaiatuba indignada. O Jornal Exemplo, através de sua Redação, recebeu diversos comentários e, mesmo, reclamações sobre o assunto – incluindo queixas de que os políticos da cidade só aparecem em época de eleição.
Diante disso, entramos em contato com o gabinete do deputado estadual Rogério Nogueira para saber o que pode ser feito no sentido de reduzir a tarifa e ele gentilmente respondeu ao nosso questionamento: “não está barato (R$ 19,40) o pedágio em Indaiatuba com esse aumento que teve”, disse o deputado.
“Já estivemos com a nova concessionária e vamos tentar incluir o programa novo do governo do estado, o free flow, e com isso diminuir bem o pedágio. Quem é de Indaiatuba, Salto ou Itu vai pagar pelo percurso. E não vai ser
RS 19, mas R$ 6 no máximo. A ideia agora é quando o governador iniciar esse programa, que Indaiatuba possa utilizar
o sistema”, completou Nogueira.