O próximo dia 14 de junho é o dia Mundial do Doador de Sangue. Por isso, o mês de junho foi destacado para conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser um doador. Devido aos períodos de outono e inverno, épocas em que há um aumento das infecções respiratórias, as doações estão em baixa. Daí a necessidade do estimulo às doações permaneçam em todas as épocas do ano.

Para combater esse cenário e estimular a doação voluntária, o mês de junho é marcado pela campanha Junho Vermelho, um movimento nacional de conscientização sobre a importância de doar sangue regularmente.
Criada em 2015, no Brasil, a campanha tem como objetivo mobilizar a população, empresas, instituições públicas e privadas a se engajarem em ações de incentivo à doação. Durante o mês, monumentos e prédios públicos são iluminados de vermelho e diversas iniciativas são promovidas para ampliar o número de doadores.
A Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec) reforça seu compromisso social com a saúde e o bem-estar da comunidade ao manter uma parceria contínua com o Centro de Hematologia e Hemoterapia da Universidade de Campinas (Hemocentro da Unicamp). Como parte dessa colaboração, a instituição promove campanhas regulares de doação de sangue todo último sábado do mês, envolvendo alunos, colaboradores e a comunidade local.
Essa iniciativa fortalece os estoques do hemocentro, especialmente em períodos críticos como o inverno, e também promove a conscientização sobre a importância do engajamento em causas sociais