Viva melhor aprendendo controlar suas frustrações

Erica Lopes Tinoco

Psicóloga
CRP: 06/123550

A tualmente na terapia uma das principais queixas relatadas pelos pacientes é a dificuldade em lidar com as frustrações. Na psicologia entendemos que Frustração é um sentimento, uma emoção que ocorre quando algo esperado não acontece. Podendo estar relacionado com a sensação de incapacidade quando este acontecimento depende da própria pessoa.
Todo indivíduo pode se frustrar em todos os seus relacionamentos, no campo profissional, pessoal e familiar. A falta de dinheiro ou de não possuir um relacionamento amoroso hoje em dia costumam ser fatores comuns para desencadear frustrações e quando não superados trazem diversos sentimentos.
Como qualquer outra emoção, a frustração tem que ser controlada e canalizada de uma forma positiva. Do contrário, pode trazer consequências negativas, uma vez que ela varia sobre o indivíduo de acordo com a personalidade e diversas variáveis que exigem domínio do autocontrole. É possível que a frustração leve a agressão.
Apesar de parecer um sentimento decorrente de situações de fracasso, a frustração é de extrema importância para a nossa constituição psicológica. De uma forma tolerável os sentimentos de perda, carência, desilusão estão associados na capacidade de desenvolver as habilidades de assimilação, adaptações, convivência, sendo estas fundamentais para se viver melhor. Desse modo é importante, especialmente na infância, que os pais sejam capazes de perceber determinadas frustrações em seus filhos e os estimulem para promover mudanças nos conceitos e atitudes de uma forma positiva. O ‘não’ dito pelos pais é um exemplo real e fundamental para proporcionar o crescimento dos seus filhos.

Conteúdo somente para assinantes. Por favor faça o login

 

Notícias Semelhantes