Vendas diretas ganham participação

AE/Rafaela Borges

O sucesso de vendas de Sandero e Mobi no mês de junho surpreendeu. O Renault foi o terceiro modelo mais emplacado do Brasil e o Fiat, o sexto. A razão do bom desempenho, no entanto, não é uma repentina empatia do público com esses carros, nem promoções oferecidas por suas fabricantes. Sandero e Mobi tiveram os licenciamentos impulsionados pelas vendas diretas, feita sem intermediação por montadoras a empresas (como locadoras), taxistas e portadores de necessidades especiais, entre outros.
No mês passado, essa modalidade de negócio representou 60,3% do total de emplacamentos do Mobi. No caso do Sandero, o percentual é ainda maior: 65,7% das vendas em junho foram feitas no atacado
No ranking que considera as vendas apenas no varejo, o Sandero é o décimo colocado, enquanto o Mobi está na 12ª posição.
Outros modelos que foram melhor no atacado que no varejo em junho foram EcoSport e Duster. O Ford teve 57,2% dos emplacamentos conquistados por meio de vendas diretas. No atacado, aliás, o modelo foi o utilitário-esportivo mais vendido em junho – no ranking geral, ficou com a quarta colocação no segmento.
No caso do Renault, 69,4% das vendas em junho foram diretas. Por outro lado, o HR-V é um dos carros com menor percentual de entregas por meio do atacado. Essa modalidade representou apenas 11,4% dos emplacamentos do Honda em junho. No ranking do varejo, o utilitário foi o quinto carro mais licenciado do país – no geral, sua posição cai para 11ª.
Avanço. As vendas diretas vêm avançando. Em maio e junho, representaram mais de 40% do total de emplacamentos registrados no mercado brasileiro. No mês passado, a participação dessa modalidade foi de 42,76% e, no anterior, de 42,15%.

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