Photo Credit To divulgação

Toyota Corolla encara Audi A3 Sedan

Apesar de preços semelhantes, sedãs possuem comportamentos completamente diferentes

AE/Igor Macário

Eles representam a interseção de dois mundos. De um lado está o Corolla Altis, versão de topo do sedã médio mais vendido do país. Do outro, o A3 Sedan Attraction 1.4, opção de entrada para a gama do três-volumes premium ‘queridinho’ do mercado. Em comum estão a faixa de preço e o porte da carroceria. Praticamente todo o resto difere o Toyota do Audi.
Por R$ 116.990, o Corolla Altis é muito bem equipado. Traz rodas de 17 polegadas, central multimídia, partida por botão, banco do motorista com ajustes elétricos e central multimídia com navegador GPS, entre outros. A R$ 115.190, o A3 leva pequena vantagem na tabela, mas faltam itens importantes no pacote básico (mas a lista de opcionais é ampla). Além disso, seguro e manutenção são mais caros no Audi.
O A3 compensa essas desvantagens com o conjunto mecânico irrepreensível, o ótimo comportamento e o impecável acabamento, que lhe garantiram a vitória no comparativo.
Com isso, o Audi obteve revanche, pois havia perdido para o Corolla em um comparativo feito pelo Jornal do Carro há três anos. De lá para cá, o A3, que vinha da Hungria, passou a ser feito em São José dos Pinhais (PR) e ganhou itens importantes – não havia sequer volante multifuncional. Além disso, a suspensão está mais bem acertada para encarar a buraqueira das vias do país. O Corolla mantém o conjunto competente e, na linha 2018, ganhou controle eletrônico de estabilidade. Seu motor 2.0 combinado ao câmbio automático CVT, de relações continuamente variáveis, não é páreo para o 1.4 turbo do A3, acoplado à caixa automática de seis marchas.

Conteúdo somente para assinantes. Por favor faça o login
altis É a versão de topo do sedã médio mais vendido do país

altis É a versão de topo do sedã médio mais vendido do país

Notícias Semelhantes