Photo Credit To Divulgação

‘Tenet’: novo filme de Christopher Nolan

Elenco conta com atores de peso como John David Washington, Robert Pattinson, Elizabeth Debicki entre outros

Três anos após ‘Dunkirk’, o diretor Christopher Nolan prepara seu retorno com Tenet, seu 11º filme. Com visual surreal e um elenco de peso, o longa permanece misterioso.

Apesar do belíssimo elenco, encabeçado por John David Washington (Infiltrado na Klan) e de Robert Pattinson (O Farol), e das criativas cenas de ação, Tenet consegue a proeza de confundir o público ao mesmo tempo em que é de certa forma previsível. O elenco também conta com Aaron Taylor Johnson (Vingadores: Era de Ultron), Elizabeth Debicki (Guardiões da Galáxia Vol. 2), Clémence Poésy (Harry Potter) e Fiona Dourif (The Purge, Dirk Gently).

O argumento centra-se em uma missão dada ao The Protagonist (John David Washington), um agente secreto incumbido de localizar e eliminar Andrei Sator (Kenneth Branagh), um oligarca russo que está no centro dos acontecimentos que desencadeiam a narrativa. Para levar a cabo a sua missão, The Protagonist conta com a ajuda do espião inglês Neil (Robert Pattinson) e vai ter de inverter o tempo de modo a parar Sator, que quer começar a terceira Guerra Mundial e acabar com o mundo inteiro.

A história começa dentro de uma sala de espectáculos, na Ucrânia, cheia de pessoas sentadas a usar máscara (e aqui Nolan parece prever os nossos dias de hoje), adormecidas, prestes a serem todas assassinadas, em uma cena que explode de tensão graças à banda-sonora de Ludwig Göransson, que fez tremer o chão da sala IMAX do Colombo. Göransson teve a complicada tarefa de substituir Hans Zimmer, o habitual parceiro de Christopher, no departamento sonoro e, oferecendo ritmos pulsantes e electrónicos, cumpriu na perfeição a sua missão.

À medida que o filme avança, Nolan dá-nos a conhecer mais cenas de ação impressionantes, desde personagens a fazer bungee-jumping em cascata sobre um arranha-céus, coreografias de lutas corpo a corpo e uma perseguição de carro de cortar a respiração. As duas últimas, aliás, trazem consigo a premissa da inversão do tempo, provocando resultados fulgurantes.

Para além disso, Tenet é um verdadeiro guia turístico, levando o The Protagonist a visitar o Reino Unido, a Índia, Itália, Estónia, entre outros países, em mais um soberbo trabalho de fotografia de Hoyte van Hoytema, já conhecido de Nolan dos tempos de ‘Interstellar’ e ‘Dunkirk’.

Notícias Semelhantes