Ser mãe

Daniela Pioli

Pensamentos & Reflexões

Ser mãe nos dias de hoje é um dos maiores desafios tanto para conceber como para educar! Pode haver quem discorde, já que atualmente temos a escolha do momento de engravidar, a opção de planejar o número de filhos, os suplementos todos que nos tornam mais aptas a gerar filhos saudáveis. Isso sem falar nas maravilhas das tecnologias médicas para termos bebê com características selecionadas, ou ainda possibilitar essa experiência em situações antes impossíveis… Mas o educar e construir caráter não depende da ciência e sim dos pais!
Ser mãe hoje, implica em uma conciliação bastante pesada de diversas funções simultâneas, entre trabalho doméstico, vida profissional e a educação dos filhos. Se antes, no tempo de nossas avós, não existiam as fraldas descartáveis ou papinhas prontas, hoje temos uma pressão cultural sobre as múltiplas facetas da identidade feminina. A realidade que nos circunda ficou mais complexa, e com isso nossas cobranças também aumentaram.
Ter filhos é a experiência mais transformadora na dinâmica familiar ainda mais para as mães que querem cuidar de suas crias. A emoção mais profunda e desconhecida, guardada em nosso inconsciente nos remete a uma regressão necessária para cuidar do bebê. E como a cultura em que vivemos afeta ou acolhe nossa trama de subjetividades, há muito que pensar sobre a vivência da maternidade.
Independente da solução de ofertas dada a ciência, exercer a maternidade e dar um destino para a criança e humanizá-la, e saber como pais distinguir a vontade e o desejo do filho e educá-lo escapando muitas vezes dos imperativos contemporâneos é uma tarefa muito refinada e delicada.  Como se diz “não basta ser pai, tem de participar”, não basta colocar o filho na cama para dormir, tem de embalar e contar histórias para dormir. Não basta dar o peito ou mamadeira, tem que olhar, sentir, curtir, sorrir, amar, se dedicar e fazer concessões ao longo da vida.
Fica aqui uma reflexão para esse dia tão especial: Não deixe que à correria da vida ao redor de si mesma lhes roube o tempo necessário para se dedicar a sua cria. Ser Mãe é muito gratificante, prazeroso, desafiador e envolve sentimentos nobres… Além do amadurecimento pessoal. Feliz Dia Das Mães!

Daniela Pioli é Psicoterapeuta Especialista em Psicologia Clínica. Atende Crianças, Jovens e Adultos. Orientação de Pais e Suporte Psicológico ao Luto. Consultório; Rua 11 de Junho, 673. Centro. Indaiatuba – (19) 3816-4188.

Notícias Semelhantes