Separação

Daniela Pioli

Pensamentos & Reflexões

É sempre difícil de lidar com o término de um relacionamento. Várias são as questões envolvidas.
Mesmo que o relacionamento já não esteja indo bem, há algum tempo, em geral, um deles é que traz a questão à tona, seja porque percebe melhor o que está acontecendo, seja porque não consegue mais levar adiante a relação. O ‘desgostar’ de alguém leva um tempo para acontecer e normalmente temos dificuldade de encarar nossa responsabilidade quando o outro deixa de nos amar. Só ele é o vilão porque não nos ama mais.
O começo de um relacionamento é sempre gostoso. Há muita novidade, alegria, e também, muita paixão encobertando os problemas e defeitos de cada um. Quando investimos naquela relação, naquele sonho de amor, e mesmo sabendo que ela não existe mais, não queremos abrir mão depois de tanto investimento.
E esse processo requer introspecção e um luto que precisa ser elaborado. Várias pessoas passam anos sofrendo pelo término de uma relação que se acabou há muito tempo. Mesmo que às vezes se apaixonem por outra pessoa, aquele relacionamento fica como uma marca na vida dela, e a impede, muitas vezes, de seguir em frente ou de viver plenamente um relacionamento com uma nova pessoa. Ainda há também a questão do quanto é difícil, e aqui falo principalmente dos homens, colocar um ponto final no relacionamento. Os homens têm mais dificuldade nesse aspecto, pensam que vão magoar a mulher e temem não conseguir lidar com a decepção que vão causar a elas. Nesses casos, tendem a ficar enrolando, dizem que talvez não seja o momento, ou que estão confusos (e às vezes estão mesmo!). Precisamos ter primeiro, o amor verdadeiro por nós mesmos, para depois sabermos amar o outro. Alguém que não está mais sendo amado, e insiste ainda no sonho fracassado, mostra que não está se amando; se não se ama, provavelmente não sabe o que é o amor, e não pode amar um outro.
Enfim, são muitas as implicações que envolvem o término de uma relação. Fica impossível esgotar esse assunto em um só artigo, mas que essas questões aqui levantadas, possam ajudar as pessoas envolvidas nesse tipo de situação a refletirem um pouco sobre seu comportamento, ou buscar ajuda quando a dor da alma for insuportável.

Daniela Pioli é Psicoterapeuta Especialista em Psicologia Clínica. Atende Crianças, Jovens e Adultos. Orientação de Pais e Suporte Psicológico ao Luto. Consultório; Rua 11 de Junho, 673. Centro. Indaiatuba – (19) 3816-4188.

Notícias Semelhantes