Reflexões: relação trabalho e maternidade

Liliane Guedes
Bressiani Balan

Psicoterapeuta e Coach de Vida e Trabalho

N o mesmo mês em que comemoramos o Dia do Trabalho, comemoramos também o Dia das Mães, então nada melhor do que juntar essas duas datas para refletir como se dá a relação de trabalho e maternidade.
Diante da nova situação da mulher na sociedade, na busca de direitos igualitários, não há como não observar o acúmulo de tarefas do sexo feminino: antes as responsabilidades eram apenas de cuidar da casa e dos filhos, agora ainda são responsáveis por contribuir financeiramente para seus lares. Esta situação nos abre a reflexão sobre as escolhas que a mulher precisa fazer ao se tornar mãe.
Nem sempre esta decisão é de fato uma escolha, muitas vezes as circunstâncias da vida não permitem às mães escolher, elas só precisam manter a rotina anterior à licença maternidade. Há ainda aquelas que podem escolher trabalhar menos, ou não trabalhar. O fato é que tendo escolha ou não, há na relação entre vida profissional e maternidade um sentimento muito comum: a culpa! Ou por ter abandonado o emprego, ou por não conseguir dar a atenção devida aos filhos.

Conteúdo somente para assinantes. Por favor faça o login

Notícias Semelhantes