Photo Credit To Giuliano Miranda/RIC-PMI

Programa Lazer oferece aulas de Ioga

A Prefeitura Municipal de Indaiatuba por meio da Secretaria Municipal de Esportes pensando no bem-estar físico e mental do cidadão iniciou esse ano aulas de Ioga. A prática faz parte do Programa de Lazer e tem o objetivo de prevenção e auxiliar no tratamento e cura de doenças. Uma turma iniciou a prática às quintas-feiras, das 16h às 17h, na quadra do Ginásio Municipal de Esportes. Observando a demanda, na próxima semana terá duas novas turmas às terças e quintas das 6h45 às 7h45, e para esses horários as inscrições estão abertas. Os interessados em participar dessa atividade, devem ir no Ginásio de Esportes na terça-feira, dia 11, ou quinta-feira, dia 13, às 7h com RG. As vagas são limitadas.

De acordo com o secretário de Esportes, Marcos Antônio de Moraes ‘Marquinhos’, o município já está um passo à frente pois uma Portaria do Ministério da Saúde publicada em março, no Diário Oficial da União ampliou de 5 para 19 a lista das chamadas práticas alternativas oferecidas aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que entre elas está o Ioga. “Faz parte da estratégia de prevenção. Queremos que as pessoas procurem menos os hospitais e a prática de atividade física está ligada diretamente a isso. O Ioga é uma atividade completa para oferecer bem-estar e mais qualidade de vida aos praticantes, podendo oferecer equilíbrio físico e mental”, destaca Marquinhos.

Outro aspecto importante, segundo o responsável pela pasta de esportes, é que diversas categorias profissionais no país reconhecem as práticas integrativas e complementares como abordagem de cuidado. Diversos estados e municípios, inclusive, já têm este tipo de prática instituída na sua Rede de Saúde.

MEDICINA ALTERNATIVA

Trazidas das medicinas milenares, como as orientais, tais práticas têm como objetivo cuidar do paciente em todas as suas dimensões, não somente a física, e atuar tanto como coadjuvante no tratamento de doenças quanto como estratégia de promoção de saúde. “Uma das queixas mais comuns de quem nos procura são problemas como ansiedade, depressão, mas também há quem busque essas terapias para ajudar no alívio de dores ou para conquistar um reequilíbrio de energias necessário para ajudar no processo de cura”, disse Valnélia dos Santos, professora do departamento de lazer da secretaria de esportes. “Historicamente, a gente focou muito no médico e na alopatia. A maioria das pessoas têm essa cultura, sentiu qualquer coisa, procura o médico. Mas existem outras terapias reconhecidas pela ciência que diminuem sofrimento e melhoram as condições de saúde”, ressaltou.

Para quem sofre com problemas de ansiedade, insônia e depressão, o Ioga pode servir como calmante. “Um dos benefícios mais fascinantes é o entendimento das nossas emoções. O Ioga combate o stress, ansiedade e sintomas causados pela competitividade e cobrança da vida moderna”, disse a especialista.

Notícias Semelhantes