Prefeito fala sobre Balanço de 2017

Administração tem 44 obras concluídas, 26 em andamento e outras importantes sendo realizadas

Fotos Jornal Exemplo®/ Arquivo – Giuliano Miranda – RIC/PMI

A imprensa indaiatubana e da região foi reunida na quarta-feira (6) pelo prefeito Nilson Alcides Gaspar (PMDB), que falou sobre as ações realizadas no decorrer deste ano. De acordo com o prefeito, desde que assumiu a Prefeitura foram realizadas mais de 40% de ações do seu Plano de Governo.

A Gestão de Gaspar inaugurou no decorrer do ano, obras como a UBS, Polo do Projeto 100%, Área de Lazer e CRAS do Campo Bonito, Salas de Parto Normal no Haoc, reforma do Polo Esportivo do Rêmulo Zoppi e em sete Unidades de Saúde, Centro de Artes e Esportes Unificados, Parque da Criança e Pista de Skate. A Administração tem 44 obras concluídas e 26 em andamento. O prefeito falou sobre vários temas, porém ressaltou que o Sistema de Saúde deverá ganhar atenção especial nos próximos anos.

Obras importantes ainda estão em andamento como a ampliação do Haoc com mais 174 leitos. Construção da UBS do Camargo Andrade, Ampliação do Projeto 100% Saúde nos bairros, 100% Saúde na Educação com 450 pessoas atendidas no Parque Campo Bonito e Jd. Morada do Sol, entre outras.

Um dos destaques foi a promoção de palestras gratuitas para o setor empresarial

De a acordo com ele, as filas nas Instituições de Saúde na cidade crescem por causa de pessoas de outras regiões que buscam atendimento no município. Dados da Prefeitura apontam que cerca de 30 mil pessoas de outros municípios são atendidas no Sistema de Saúde local. Para que as filas diminuam e que o munícipe seja atendido com mais agilidade, uma equipe da Prefeitura está desenvolvendo um Sistema que será mais preciso.
Os números apontam que foram atendidos este ano em consultas médicas 375.214 mil pessoas. A Odontologia atendeu 248.530 pessoas, sendo que a distribuição de remédios foram 33 milhões de unidades.

 

Educação
Na Área da Educação estão em andamento obras como ampliação da creche do Parque Campo Bonito e Emeb Janete Vieira Vaqueiro, novo refeitório do Complexo Parque das Nações. Este ano os alunos da Rede Municipal de Indaiatuba ganharam uma novidade, videoaulas, gravadas em novo estúdio. Implantação de Período Integral na Emeb Padre Joaquim. Foram criadas 1.664 novas vagas para a Educação Básica este ano.
A pasta da Cultura também recebeu investimentos como a reforma do Centro de Artes e Esportes Unificados. A Páscoa e o 7 de Setembro este ano foram especiais, pois receberam investimentos e a cidade pôde contar com elementos comemorativos das datas. “As Oficinas Culturais ofereceram 3,5 mil vagas em onze modalidades, A Ação Jovem teve mil participantes e o Papo Jovem levou informações às escolas. Apesar da internet, eles não estão bem informados. Quando o assunto falava de DSTs, os jovens não sabiam dos riscos”, comenta o prefeito.
No Esporte houve investimentos como a Ampliação da Associação XVI de Janeiro, cobertura da piscina do Centro Esportivo, reforma da Pista de Bicicross, reforma e ampliação dos vestiários do Rêmulo Zoppi, construção da quadra, vestiário e arquibancada da Associação XII de Junho e reforma da Pista de Skate. Ainda nesta área estão em andamento obras como a construção do Ginásio de Centro de Iniciação ao Esporte, implantação do Projeto Juventude Esportiva. Por fim, o Programa de Lazer Esportivo atendeu 8,5 mil pessoas.
O Lazer também foi destaque com a inauguração do Parque da Criança, urbanização da Área de Lazer no Campo Bonito e o Parque Ecológico da Barragem do Mirim que está em fase de acabamento e deve ser inaugurado no primeiro semestre de 2018.

 

Segurança
O prefeito destacou a Segurança que este ano efetuou quase 5 mil operações de policiamento pela Guarda Civil. A cidade possui 964 câmeras de monitoramento em 153 pontos, o que reforça a proteção do município, que possui 266 guardas e 57 viaturas entre carros e motos. De acordo com dados passados pela Prefeitura, os roubos diminuíram 27%, furtos em 5%. Os homicídios tiveram queda de 50% e furtos e roubo de veículos foram reduzidos em 33%.
A Segurança no Trânsito recebeu atenção especial, prova disso foram as reformulações feitas em alguns pontos da cidade. A Rodovia Lix da Cunha recebeu trechos de recapeamento e a Estrada do Fogueteiro foi recapeada, a construção do elevado do Jardim Hubert, que está em fase final, ampliação de ciclovias, implantação de dez semáforos e pavimentação em cinco vias na zona Norte que estão em andamento.
Faixas de pedestres e faixas exclusivas para motociclistas também estão fazendo a diferença nas vias da cidade, dando mais segurança aos pedestres e motociclistas.

 

03 - abre - Indaiatuba

Melhorias

Ações Sociais são ampliadas

Este ano foi lançado o Programa Ação Mulher, que é composto por 70 empresárias da cidade que investem no Social. Segundo o Prefeito Nilson Gaspar, essas mulheres não têm participação Política e querem apenas ajudar de alguma forma. Também foi inaugurada uma Unidade do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) no Parque Campo Bonito, sendo esta a sexta. Em 2018 pessoas da terceira idade ganharão o Centro Dia e Instituto de Longa Permanência do Idoso, que terá 50 vagas na creche e 48 para permanência.
Pelo Cras foram atendidas 12.376 pessoas, 765 visitas domiciliares e 3.662 famílias encaminhadas para Programas Sociais. O Cras Jovem atendeu 180 jovens, já o Creas realizou 4,9 mil atendimentos. Pelo Projeto Vida Feliz o Funssol atendeu 850 idosos. O Programa 1º Emprego da Fiec colocou 750 estagiários no Mercado de Trabalho. O prefeito também enfatizou a atuação do Posto de Atendimento ao Trabalhador, que atendeu mais de 56 mil pessoas. Este ano mais ofertas de emprego também foram criadas com a chegada de 39 indústrias até outubro e mais 511 comércios.
Por fim, Gaspar falou que todas as Ações da Prefeitura foram amplas e atingiram todos os Setores da cidade, bem como o Saneamento Básico por meio do Saae que investiu na Ampliação da ETA III, na ETA Mário Araldo Candello. Conclusão do Sistema de Esgotamento Sanitário da Zona Norte e ampliação do Centro de Controle de Operações Vila Avaí. “Estou muito feliz, se nós caminharmos juntos e conseguirmos os recursos que estamos pleiteando com o Governo Federal e Estadual, iremos realizar mais de 100% do nosso Plano de Governo. Precisamos conduzir as coisas de forma responsável. Não vamos inventar a roda não, vamos fazer ela girar mais rápido. Prefeito que inventa roda fica a pé”, concluiu Gaspar.

 

Notícias Semelhantes