‘Planeta dos Macacos: A Guerra’ estreia

o novo longa é uma aventura arrojada e abrangente contada com confiança e intensidade

da redação

A melhor coisa sobre a renovada trilogia de ‘Planeta dos Macacos’ sempre foi o macaco. Impressionante em nível técnico e dramático, essas criaturas feitas com captura de movimento – que representam chimpanzés inteligentes, mesmo com alma, gorilas, orangotangos e outros – superam os humanos em termos de conexão emocional com o público. Eles podem não ser pessoas, mas são, em todos os sentidos da palavra, personagens completos.
O mais novo título da franquia, ‘A Guerra’, é meio inapropriado. Embora estabelecido 15 anos após o experimento científico que deu origem a macacos inteligentes e conversadores – e no auge das hostilidades entre esses animais intelectualmente avançados e as pessoas que os subjugaram – o filme inclui menos cenas de batalha do que momentos de contemplação silenciosa e conversas. Vale lembrar que nem todos os macacos realmente falam, muitos ainda se comunicam usando linguagem de sinais. Em um desenvolvimento paralelo, vários humanos perderam a habilidade de conversar – o resultado de um vírus conhecido como ‘gripe símia’.
Tudo isso é explicado para os ‘recém-chegados’ à saga, em pouco tempo, antes da ação começar, onde mostra os macacos instalados em seu acampamento fortificado no norte da Califórnia. Embora os macacos desejem apenas ficar sozinhos, e há um grupo de humanos que está inclinado a deixá-los em paz, há uma incursão de guerrilheiros renegados – liderados por um oficial sanguinário conhecido apenas como o Coronel (Woody Harrelson) que matam alguns dos macacos, membros da família do carismático líder César, um chimpanzé interpretado por Andy Serkis (já conhecido por seu trabalho como Gollum, na franquia ‘O Senhor dos Anéis’), que faz um trabalho mais que espetacular, o que deixa difícil lembrar, juntamente com os efeitos competentes, que o símio não passa de computação e cujo desempenho vocal foi motivo de elogio por toda a imprensa.

Conteúdo somente para assinantes. Por favor faça o login
Coronel Guerrilheiros matam membros da família do líder César

Coronel Guerrilheiros matam membros da família do líder César

Notícias Semelhantes