Photo Credit To Rose Parra

Parlamento da RMC se reúne em Itatiba

Rede de oftalmologia e qualidade dos serviços públicos foram discutidos

Itatiba sediou na sexta-feira (8), a 13ª reunião do Parlamento Metropolitano de Campinas. O Encontro aconteceu no Plenário da Câmara e reuniu o presidente do Parlamento Hélio Ribeiro, o vice-presidente da Câmara de Itatiba, Hiroshi Bando, o prefeito do Município, Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira e o deputado estadual Edmir Chedid. A reunião contou ainda com as presenças da Chefe do Departamento de Atenção Clínica do Hospital de Clínicas da Unicamp, Denise Fornazari de Oliveira, e do jornalista, analista político e diretor do Portal Indsat, Paulo Ricardo Gomes. Também fizeram parte da mesa diretiva do evento, os presidentes de Câmara Kadu Garçom (Santa Bárbara D´Oeste), Nil Ramos (Vinhedo), Júlio César de Moraes (Morungaba), Walton Assis Pereira (Monte-Mor), Leila Bedoni (vereadora de Itatiba), e demais vereadores dos municípios que compõem a RMC.
Denise Fornazari foi a primeira palestrante da manhã. Ela passou um quadro da atual situação dos atendimentos em oftalmologia na RMC e destacou a importância de se formar uma rede voltada para a especialidade, com a função de unir todos os Municípios, otimizar os serviços, diminuir os custos e, principalmente, atender os munícipes, que hoje enfrentam uma fila de espera no atendimento clínico, que chega a ser de três meses.
Para Denise, a região não tem uma rede ruim de oftalmologistas, o que acontece é que eles estão distribuídos de maneira irregular, o que acaba acarretando a fila de espera e enormes problemas aos Municípios. “No Brasil, a oftalmologia não está inserida na Rede Básica de Saúde por se tratar de uma rede cara, que para ser constituída necessita de equipamentos caros, consultórios caros e profissionais especializados. A proposta da rede é investir e ampliar em ambulatórios já instalados e fazer com que todos possam otimizar esses serviços entre si”, afirma.

Serviços
O segundo tema abordado pelo diretor do Portal Indasat, Paulo Ricardo Gomes, durante o Encontro de vereadores e presidentes de Câmara, destacou a importância das pesquisas de satisfação para alavancar a qualidade dos Serviços Públicos realizadas nos Municípios.
O Instituto é composto por pesquisadores, jornalistas e publicitários e tem como objetivo facilitar o entendimento dos índices de satisfação atribuídos a cada Serviço Público. “Nós interpretamos esses dados em 36 Municípios, em 16 setores diferentes, que formam um conjunto de informações capazes de dar subsídios para a mudança no atendimento; não é um ranking apenas mas, ao identificar as falhas, criar possibilidades de mudança real nos Serviços Públicos desses Municípios”, afirma Paulo Ricardo.
Para o presidente do Parlamento da RMC, Hélio Ribeiro, o encontro em Itatiba possibilitou grandes debates entre os agentes políticos. “Esse é o papel do Parlamento: possibilitar que os Municípios tenham acesso às informações para identificar as demandas e trabalhar em equipe para que todos possam ter melhores resultados em vários setores”.

Conteúdo somente para assinantes. Por favor faça o login

Notícias Semelhantes