O outro lado da depressão

Ana Laura Moraes

Psicóloga – Psicoterapeuta
CRP: 06/90890

A depressão é um transtorno de humor decorrente de um conflito interno e de uma alteração bioquímica, caracterizada por sentimento de tristeza profunda, falta de interesse, desesperança, desânimo, irritabilidade, baixa autoestima, sentimento de culpa. Sempre se imaginou uma pessoa deprimida como aquela que quase não sai de casa, é bastante emotivo (chorando demasiadamente, muitas vezes sem motivo aparente), carrega uma expressão triste e a imagem de alguém que não cuida de sua aparência.
A intensidade do conflito da pessoa e sua durabilidade é que determina a gravidade da depressão, mas existe o outro lado desse transtorno, que vem sendo explorado. A depressão pode aparecer não só como apatia e tristeza, mas como irritabilidade.
Os principais sintomas são: mau humor, falta de paciência, baixa tolerância, desatenção, inquietude, dores físicas, oscilação de humor, explosões de raiva, insatisfação e ausência de visão acerca da problemática que está vivenciando. Esse aspecto da depressão tem aparecido constantemente no consultório; são pessoas que cumprem suas tarefas do cotidiano, porém de forma negativa e sem significado. São pessoas que reclamam de tudo constantemente, como se nada estivesse bom ou favorável.
Tudo isso prejudica os relacionamentos e o desempenho nas atividades de sua responsabilidade, pois faz as coisas, porque se vê obrigado, e não por prazer. As relações ficam marcadas pela insatisfação e a comunicação acontece em um tom agressivo, na tentativa de atacar e diminuir o outro para aliviar suas angústias. Estão sempre se queixando de dores e da falta de solução para seus problemas, porque não enxergam uma saída.

Conteúdo somente para assinantes. Por favor faça o login

Notícias Semelhantes