O desenvolvimento na primeira infância

Maria Lucia
Santo de Melo

Pedagoga/ Psicopedagoga
Especialista em Educação Especial

P ara falarmos sobre o desenvolvimento da primeira infância, é de suma importância ressaltar o período que acontece, essa fase vai de zero até os seis anos de idade. Ela se inicia desde a sua gestação e, não como muitos acreditam que é logo após o nascimento, é ainda determinante no desenvolvimento cognitivo e na socialização.
Ainda na barriga da mãe, a criança percebe indiretamente algumas emoções.
Piaget, um grande teórico, pensador e estudioso, escreveu sobre as fases do desenvolvimento da criança. Essas fases podem ter algumas variações, não podemos nos esquecer de que cada indivíduo é um ser único, pois cada um vai ser estimulado de maneiras diferentes, em ambientes diferentes. As fases são elas: sensório motor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal. Cada fase retrata o desenvolvimento da criança desde o nascimento.
A fase sensório motor diz basicamente sobre a inteligência, ela que nos dá sentidos nas ações, essa fase acontece do zero até dois anos. Piaget fala que o bebê percebe o mundo e atua nele, a parte sensorial e a coordenação motora primária, trabalham em conjunto, o bebê tem sensações e descobre o mundo por meio do deslocamento de seu corpo. Nesse momento, os bebês descobrem que há um mundo externo para poder explorar, passam a agir não mais por reflexos e sim por objetivos. Até atingir outra fase, ele passa por vários subestágios.

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