Photo Credit To divulgação

‘O Círculo‘ chega às telas do Topázio

suspense baseado na obra de Dave Eggers é estrelado por Tom Hanks e Emma Watson

da redação

Tom Hanks e Emma Watson encabeçam ‘O Círculo’, um filme que destaca a ameaça da morte da privacidade, trazida a você por uma grande corporação, como visto pelos olhos de um romancista. A adaptação do diretor James Ponsoldt da visão de Dave Eggers sobre a transparência tecnológica total prevê um futuro próximo que está muito presente. Novas ordens executivas do presidente dos EUA, Donald Trump, dando às empresas acesso a informações digitais pessoais fazem do longa mais do que uma ameaça imaginada. Este aviso na forma de um filme é o lado muito mais temível de outro longa, ‘A Rede Social’ de 2010.
O filme de Ponsoldt segue os contornos gerais do livro de Eggers como Mae (Emma Watson) trabalhando em uma empresa de sua cidade natal, consegue uma entrevista e depois uma proposta de trabalho no ‘Círculo’, um enorme conglomerado de mídia social. Os espectadores vão se perguntar se o ‘Círculo’ pretende ser o Google, Facebook ou Twitter, ou todos os itens acima. Um antigo colega de escola (Karen Gillan) tentando escalar a escada corporativa apresenta Mae a empresa, completo com uma arquitetura brilhante e uma vista transparente. A missão, no caso de você não ter adivinhado, é completar o círculo – uma busca pelo monopólio da informação.
O roteiro, mais leve do que o romance, destila a maior parte da mensagem da empresa no personagem do CEO Eamon Bailey (Tom Hanks). O amigável Bailey não tem nenhuma ‘maldade’ privada de Steve Jobs. Ele é um CEO que apoia os funcionários e que possui uma visão e um plano de negócios com a habilidade de um pregador e um comediante stand up.
Inicialmente tímida, Mae, identificada entre os recém-chegados como um jovem com potencial, concorda em usar uma câmera que traz toda a sua vida (e nos referimos a toda) à web. O objetivo da empresa é colocar essas pequenas câmeras em todos os lugares e em todas as pessoas, e armazenar as informações coletadas. Como Bailey diz, “saber é bom, saber de tudo é melhor”. A sede da empresa, vista da distância em CGI, parece muito com o Pentágono, sugerindo o valor militar de todo esse conhecimento.

Conteúdo somente para assinantes. Por favor faça o login
Tom Hanks Ator interpreta o CEO da empresa, Eamon Bailey

Tom Hanks Ator interpreta o CEO da empresa, Eamon Bailey

Notícias Semelhantes