Photo Credit To Divulgação/Jeep

Inédito e com sete lugares: Commander

O novo SUV da Jeep deverá ter motor 2.0 turbodiesel com aproximadamente 200 cv de potência e sistema híbrido leve

A Jeep acaba de revelar as primeiras imagens que mostram a versão final do Commander, SUV inédito de sete lugares que será apresentado no dia 26 de agosto. O modelo feito em Goiana (PE) disputará compradores com o argentino Toyota SW4 e o mexicano Volkswagen Tiguan Allspace, entre outros.

A marca vem liberando informações a conta-gotas. Em abril, divulgou imagens em 3D com poucos detalhes. Dava para ver as letras “E” e “R” no primeiro vídeo. O nome e a silhueta só apareceram no segundo. Por sua vez, o interior foi mostrado apenas no terceiro vídeo. Agora, há fotos até de detalhes.

Aliás, em junho o Jornal do Carro publicou um flagrante feito por um leitor que já mostrava várias partes do carro.

Com destaque para o conjunto óptico dianteiro com iluminação full LEDs e a grade com sete fendas, uma das marcas registradas da Jeep. Agora, com o carro totalmente revelado, ficam evidentes as setas dinâmicas (as luzes se acendem em sequência), a logomarca e o nome do carro com detalhes em tom de cobre.

Nas laterais, as colunas são largas, há vincos bem marcados e as caixas das rodas são bastante proeminentes. Aliás, as rodas têm desenho exclusivo, que lembra duas estrelas sobrepostas. Porém, a Jeep ainda não revelou informações sobre as medidas das rodas e dos pneus.

Atrás, as lanternas são estreitas, têm formato horizontal e avançam sobre a tampa do porta-malas. A capacidade do bagageiro não foi divulgada.

Porém, conforme é possível ver na tampa traseira, o modelo das fotos é da versão Overland. Ou seja, possivelmente essa será a opção de topo da gama do novo Jeep nacional.

A produção da fábrica do Grupo Stellantis abastecerá o Brasil e outros países latino-americanos. A escolha da planta pernambucana tem a ver com a base do novo Commander. Ou seja, a plataforma Small Wide, que também está nos Jeep Compass e Renegade e na picape Fiat Toro, que são feitos na mesma unidade. Porém, o SUV será o carro com mais recursos tecnológicos feito sobre essa base.

Por dentro do Commander. Aliás, na parte interna o utilitário vai trazer algumas das novas tecnologias e recursos de segurança presentes no novo Compass. Uma delas é a plataforma de conectividade Adventure Intelligence. Há vários serviços a bordo e também remotos, além de wi-fi nativo, conexão 4G e recursos de inteligência artificial.

Controle de velocidade adaptativo com frenagem automática em caso de risco de acidente também está na lista.

Assim como assistente que evita a saída involuntária de faixa de rolagem e aviso de ponto cego.

O novo Jeep Commander tem ainda sistema que identifica placas de trânsito, assistente de manobras de estacionamento e detector de fadiga do motorista. Bem como faróis com ajuste automático dos fachos alto e baixo.

Também há saídas de ar-condicionado e porta USB inclusive para os passageiros que viajam nos bancos traseiros.

Além disso, o carro tem volante multifuncional e painel digital e configurável. Já a tela da central multimídia flutuante deve ser de 10,1 polegadas.

Aliás, no painel o acabamento tem dois tipos de material: couro preto e suede marrom com costuras Burnished Cooper. Por sua vez, os bancos são de couro marrom e têm detalhes de suede marrom, além de encostos bordados.

No descansa braço, chama a atenção a inscrição “Jeep 1941”.

TREM DE FORÇA
O novo SUV de sete lugares da Jeep deverá ter motor 2.0 turbodiesel com aproximadamente 200 cv de potência e sistema híbrido leve. O que explica os cerca de 30 cv a mais na comparação com o motor Multijet de 170 cv e 35,7 mkgf utilizado no Compass.

Em outras palavras, no novato há conjunto elétrico reforçado de 48V. Como resultado, há redução do nível de emissões e melhora no desempenho. Portanto, o sistema deverá gerar torque de cerca de 40 mkgf.

Por sua vez, o câmbio será o automático de nove marchas e a tração, 4×4. Ou seja, trata-se dos mesmos recursos do Compass com motor a diesel.

Para oferecer uma opção mais competitiva diante da forte concorrência, o novo SUV da Jeep também deverá ter, assim como o Compass, versões com o novo motor T270 1.3 turbo flexível. Esse quatro-cilindros gera potência de até 185 cv e torque de 27,5 mkgf com etanol. Nesse caso, o câmbio será automático de seis velocidades.

Desenvolvido no Polo Automotivo de Betim (MG), em parceria com o Polo Automotivo de Goiana (PE), o Jeep Commander é o único SUV de grande porte projetado no Brasil. O lançamento comercial deve ocorrer no mesmo dia da apresentação para a imprensa.

Seja como for, antes disso é possível que a marca revele mais informações sobre o SUV. Como, por exemplo, os preços e as especificações técnicas.

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