Photo Credit To Giuliano Miranda - RIC/PMI

Indaiatuba pretende vacinar 52 mil pessoas

Campanha de Vacinação Contra a Influenza iniciou na 2ª-feira (17)

LARISSA FERREIRA

Iniciou na segunda-feira (17), a 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, que deve intensificar a aplicação de vacinas contra a gripe em Postos de Saúde de todo o país até o dia 26 de maio. Ao todo, a mobilização atende dez grupos prioritários, são eles idosos, gestantes, crianças entre 6 meses e 5 anos, mulheres que tiveram filhos há menos de 45 dias, professores, profissionais da Saúde, indígenas, funcionários e apenados do sistema prisional e pessoas com diabetes, hipertensão ou que já foram submetidas a um transplante.
A vacinação ocorrerá por etapas para este público. O primeiro dia a imunização foi para idosos e profissionais da Saúde. A próxima etapa será segunda-feira, dia 24, para crianças dentro a faixa etária estipulada, gestantes, puérperas e população indígena. No dia 2 de maio a vacinação se estende para pacientes com comorbidades e doenças crônicas, e a partir do dia 8 de maio para professores da Rede Pública e Privada de Ensino.
Vale lembrar que nada impede que o paciente de um grupo que teve a etapa de vacinação iniciada, por exemplo no dia 17, tome a vacina nas semanas seguintes em que os novos grupos passaram a recebê-la. As doses estarão disponíveis na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência, desde que respeitada a data de início para cada grupo. Basta levar documento com foto e carteirinha de vacinação.
A meta do Ministério da Saúde é aplicar 54,2 milhões de doses, o que representa 90% do público-alvo. O tradicional dia ‘D’, de mobilização nacional, está marcado para sábado, dia 13 de maio.
No ano passado, o Brasil registrou 12.174 casos de gripe, dos quais 10.625 foram provocadas pelo vírus H1N1 e 2.220 resultaram em mortes, segundo dados do Ministério da Saúde.
A vacina contra a doença não é indicada para alérgicos a ovo de galinha e derivados, além de pessoas que já tenham apresentado alguma reação anafilática ao imunizante. Em casos raros, ele pode provocar dor, vermelhidão e enrijecimento no local da aplicação.
Em Indaiatuba a população estimada pela Secretaria da Saúde do Estado para vacinação é de 52.802. Em 2016 o município vacinou 56.921 pessoas contra a Influenza. No mesmo período foram notificados 89 casos de influenza, sendo 67 casos descartados por exame laboratorial (com 4 óbitos por outras causas), 12 confirmados laboratorialmente h1n1 sem internação; oito confirmados laboratorialmente h1n1 com internação (com 4 óbitos); um caso de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) por outros vírus respiratórios; um caso de SRAG por outros agentes.
A Secretaria Municipal da Saúde, visando abranger mais a imunização para os idosos fará amanhã, dia 22, das 8h às 13h, a vacinação na Associação dos Aposentados de Indaiatuba.

Conteúdo somente para assinantes. Por favor faça o login

Notícias Semelhantes