Histórias da 1ª negra latino-americana no topo do Monte Everest

“Da Sucata ao Everest – a saga de Aretha Duarte”

Aretha Duarte, referência brasileira como ativista socioambiental, liderança ESG e primeira mulher negra latino-americana a chegar ao topo do Everest, faz o lançamento de sua biografia em Campinas. Ela vai autografar o livro “Da Sucata ao Everest – a saga de Aretha Duarte”, nesta sexta-feira, dia 23, a partir das 18h, no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas, sua cidade natal, onde se formou em educação física e trabalha como guia de montanha na Grade6.

No encontro com amigos e admiradores em Campinas, Aretha contará um pouco de sua jornada transformadora e da criação de sua biografia. Com 164 páginas, “Da Sucata ao Everest – A saga de Aretha Duarte” foi escrita pelos jornalistas Débora Rubin e Rodrigo Grilo, em colaboração direta com a montanhista.

A obra parte do Jardim Capivari, bairro da periferia de Campinas onde Aretha cresceu, até o cume da montanha mais alta do planeta, em uma saga inspiradora feita de garra, coragem, persistência, sonho e superação. Do total de US$ 67 mil exigidos para a Expedição Everest, 1/3 veio de reciclagem. Outro detalhe é a galeria de fotos e QRCodes para áudios gravados por Aretha Duarte diretamente do Everest.

Depois do lançamento em São Paulo e Campinas, Aretha parte para uma turnê nacional com eventos nas lojas Decathlon. O roteiro passa por Belo Horizonte, Goiânia, Florianópolis, Maringá, Ribeirão Preto, Rio De Janeiro – Barra, Espírito Santo, Vila Velha, São José do Rio Preto, Salvador, Recife, Campinas e São José dos Campos. Nos encontros, a montanhista também irá contar um pouco de sua jornada e da criação de sua biografia, além de ler trechos emocionantes do livro, distribuir autógrafos e posar para fotos e, claro, o mais importante: fomentar a conscientização sobre práticas mais sustentáveis no esporte e na vida.

Nascida e criada na periferia de Campinas, Aretha é formada em Educação Física e acumula experiência de mais de uma década no montanhismo. Já praticou o esporte em oito países. Além do Everest, escalou o Aconcágua, na Argentina (cinco vezes), o ponto mais alto fora do Himalaia, e o Monte Kilimanjaro, maior montanha da África, além Elbrus (Rússia), Monte Roraima (Venezuela), Pequeno Alpamayo (Bolívia), Vulcões (Equador e Bolívia), entre outros.

Foto: Divulgação

Notícias Semelhantes