Equipe Bazinga, do Objetivo, representará Indaiatuba no Torneio Nacional de Robótica First Lego League

A competição é neste fim de semana, em Curitiba

Neste fim de semana, de 16 a 18 de março, as melhores equipes de Robótica de todo o Brasil participarão do Torneio Nacional de Robótica FIRST LEGO LEAGUE (FLL), em Curitiba-PR.
Indaiatuba será representada pela equipe Bazinga, do Colégio Objetivo Indaiatuba. Ao todo 83 equipes de diversos estados do país participarão do evento. Os times que tiverem o melhor desempenho nessa etapa vão se classificar para torneios internacionais de Robótica nos Estados Unidos, Hungria e Estônia.
A Bazinga garantiu sua vaga no nacional durante a etapa regional disputada em fevereiro, quando conquistou o 1º lugar na classificação geral (troféu Champion Award) e também o troféu de 2º lugar em Desempenho do Robô.
Depois de receber as observações dos juízes, a equipe vem trabalhando para fazer ajustes e melhorar as estratégias para o nacional.
Na temporada atual, o tema é a hidrodinâmica. Os participantes do Torneio da FLL devem pesquisar e apresentar soluções inovadoras para um problema que atinge milhões de brasileiros e é também uma preocupação mundial: a água.
O projeto da equipe Bazinga para essa temporada trata do descarte desnecessário do vapor que sai das secadoras de roupa e sobre como esse vapor poderá ser reutilizado nas máquinas de lavar roupa. Sofia Lucas Yoshimura, integrante da Bazinga explica qual é a proposta da equipe para o problema. “O vapor que é descartado pode ser facilmente condensado para voltar a ser água no estado líquido e assim ser mandado para a máquina de lavar roupas, o que faria com que a economia de água na rotina do dia a dia se tornasse mais prática e eficiente, diminuindo os gastos de água na casa”, afirma Sofia.
“Trabalhamos muito duro durante esse último mês para competir de igual para igual com as equipes que estarão na etapa nacional. Modificamos nossa estratégia do desafio prático para igualarmos a pontuação das outras equipes, com isso esperamos conseguir uma vaga para um dos internacionais que serão divulgados durante o evento. Estamos ansiosos, porém confiantes de termos feito um excelente trabalho!”, afirma Leandro Mathias, professor e técnico da Bazinga.

Notícias Semelhantes