E.C. Primavera se transforma em SAF

O clube, agora, vira empresa e será gerenciado pelos investidores: o ex-jogador Deco e Nenê Zini

Em decisão unânime na noite da última quinta-feira (11), o Conselho Deliberativo do E. C. Primavera aprovou a implantação da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) no clube. O ex-jogador Deco será o investidor ao lado do empresário Nenê Zini. Os 31 conselheiros presentes na reunião foram favoráveis à mudança de modelo administrativo.

Tanto Deco quanto Zini já controlavam o futebol do “Fantasma”, das categorias de base até o profissional, desde 2020 por meio do grupo gestor formado pelas suas respectivas empresas (BN Zini e D20 Sports) e agora eles têm 90% das ações da SAF. O restante pertence ao clube. Por lei, esse é o mínimo permitido.

O contrato anterior, assinado em 2020, já previa que, em caso de implementação da SAF, Deco e Nenê Zini teriam a preferência e a divisão também já estava estabelecida.

O EC Primavera não deve receber qualquer valor neste momento em função dos investimentos já realizados pelos empresários e também dos custos de adequações e manutenção do Estádio Ítalo Mário Limongi que ficarão sob responsabilidade da SAF. Os patrimônios físicos continuam 100% de propriedade do clube Indaiatubano.

Sob o comando de Nenê Zini e Deco, o Primavera conseguiu voltar a disputar a Série A2 do Paulista depois de 34 anos. Em uma campanha de recuperação, deixou a zona de rebaixamento e chegou às quartas de final, ficando a dois passos do inédito acesso à elite estadual.

O time participa agora da Copa Paulista 2022. É o terceiro colocado do Grupo 2, com dez pontos ganhos.
“Na verdade, vamos dar sequência ao trabalho que estávamos fazendo”, declarou Deco em entrevista para o Portal Mirante News, da cidade. A aprovação da SAF “demonstra um voto de confiança que precisamos honrar”, completou o ex-jogador.

“O objetivo é que o clube avance cada vez mais. Se profissionalize. Se modernize. E que consiga alçar voos mais altos”, disse Eliseu Marques – presidente do EC Primavera. “Quem sabe, num futuro próximo, tenhamos condição de disputar a primeiva divisão do campeonato paulista e sonhando, quem sabe, com uma série D ou C do Brasileirão”, seguiu.
“Hoje foi apenas o início da SAF. Ainda existe uma sequência de processos burocráticos para a constituição da Sociedade. Hoje o futebol pertence aos nossos parceiros”, encerrou Eliseu.

Afinal, o que significa essa mudança no primavera?

De uns tempos para cá, muitos provavelmente têm se perguntado algumas: afinal, o que é SAF? Como funciona esse novo modelo de gestão no futebol? Será que ele é tão bom assim quanto alguns defendem? O que tem de diferente?
SAF é uma sigla para Sociedade Anônima do Futebol. Um modelo de como constituir empresas que estão relacionadas com este esporte no Brasil. Assim, isto tem sido debatido recentemente até mesmo em âmbito legal.

Na prática, a Lei 14.193/2021 é o instrumento legal que permitiu a transformação dos clubes brasileiros em sociedades anônimas. Ou seja, ela é a responsável por ditar os termos da transformação que estamos vendo atualmente. A lei determina uma série de exigências para a transformação da gestão de um clube em SAF.

Em geral são exigidas medidas de transparência e responsabilidade. Dessa maneira, os clubes devem ter formas de gestão que sejam sustentáveis e realmente promovam um potencial de melhora, em especial com relação a como lidar com as finanças.

A diferença da SAF para outros modelos de gestão, se relaciona a aspectos econômicos e financeiros, como a tributação.

Em geral, a SAF tem a tributação mais vantajosa. Outros pontos positivos são mais fiscalização e transparência. Isso acaba se tornando melhor por conta de uma gestão mais responsável.

Notícias Semelhantes