‘Dunkirk‘ estreia nas telas do Cine Topázio

filme dirigido por  Christopher Nolan retrata a ‘operação dínamo’

da redação

Entre 26 de maio e 4 de junho de 1940, os soldados aliados que lutam na Segunda Guerra Mundial (incluindo os exércitos britânico e francês) foram cercados pelas forças do exército alemão e precisam ser evacuados pelas praias de Dunquerque (Dunkirk), por meio de uma operação conhecida como ‘Operação Dínamo’. No solo de Dunquerque, os soldados do exército britânico Tommy (Fionn Whitehead) e Alex (Harry Styles) estão entre aqueles que lutam desesperadamente para se manterem vivos e saírem da praia, por qualquer meio disponível. Em outros lugares, através do oceano, marinheiros locais como o Sr. Dawson (Mark Rylance) e seu filho Peter (Tom Glynn-Carney) são recrutados pela Marinha para ajudar com a evacuação de Dunquerque. Enquanto isso, literalmente acima de todos, membros da Aeronáutica como Farrier (Tom Hardy) lutam com os bombardeios alemães, para ajudar os soldados aliados em seus esforços. Com cerca de 400 mil homens nas praias de Dunquerque e o relógio ‘andando’, o tempo é essencial para todos – sejam eles recuando na terra, navegando pelo mar ou lutando no ar. Em face da sua derrota, começa a tornar-se claro: simplesmente sobreviver até o fim da Operação Dínamo é uma vitória.
O último trabalho com direção de Christopher Nolan, ‘Dunkirk’ vê o cineasta da trilogia ‘Batman’ e ‘A Origem’ trabalhando no gênero histórico de não ficção pela primeira vez em sua carreira. No entanto, a história da Operação Dínamo e a evacuação de Dunquerque exalta a qualidade de Nolan como contador de histórias, permitindo que ele aperfeiçoe seu senso de espetáculo de grande escala e explorar um pouco mais os temas (em particular, os de moral e de ética) que ele abordou em seus filmes anteriores. Ao mesmo tempo, no entanto, ‘Dunkirk’ é um caso mais acentuado e íntimo do que algumas das ofertas mais recentes de grandes orçamentos do diretor em particular. O longa é o thriller mais intenso de Christopher Nolan, oferecendo uma experiência de visualização impressionantemente.
Utilizando seu próprio roteiro, o longa mais uma vez mostra a habilidade de Nolan em explorar o conceito de tempo através de uma narrativa composta por três tópicos distintos, cada um dos quais se desenrola em uma quantidade diferente de tempo (uma semana, um dia e uma hora, respectivamente) e em diferentes pontos da linha do tempo dos eventos. Embora essa estrutura de trama atinja e reforce a habilidade de Nolan, tanto para gerar tensão na narrativa quanto serve para um importante propósito temático – permitindo que os tópicos centrais da história de ‘Dunkirk’ colidam e avancem de forma a destacar os temas de auto-sacrifício, coragem e como às vezes, simplesmente, a sobrevivência é a vitória suficiente em tempos de guerra.

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