Disortografia e a psicopedagogia

Maria Lucia Santo
de Melo

Pedagoga/Psicopedagoga
Especialista em Educação Especial

A disortografia, de acordo com o DSM-V é uma patologia que é considerada uma perturbação da expressão escrita, específica da aprendizagem, é neurobiológica e afeta a capacidade da expressão escrita, principalmente a precisão ortográfica, a organização, estruturação e composição de textos escritos, a construção de frases é pobre sem muitas elaborações, com vários erros ortográficos.
A disortografia deriva das palavras ‘dis’ que quer dizer um desvio + ‘orto’ significa correto + ‘grafia’ que significa ‘escrita’.
A disortografia pode dividir-se em dois subtipos que são: a primeira que envolve a formulação e codificação da escrita, onde se observa a composição de textos e erros ortográficos. E a segunda que envolve um problema funcional no ato motor da escrita que são: caligrafia irregular, dificuldades na motricidade fina, na coordenação viso motora, ou seja, a disgrafia são os deficits relativos à expressão escrita, mas também pode ser considerada por alguns autores, que a caligrafia se refere exclusivamente na qualidade da caligrafia e o termo disortografia para se referirem a deficits nos processos cognitivos subjacentes à composição de textos e na precisão ortográfica.

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